Topo

Índios que salvaram Santo em "Velho Chico" estão de luto e fazem ritual

Santo é encontrado por índios, em "Velho Chico", e ressuscitado por Tereza - Reprodução/Gshow
Santo é encontrado por índios, em "Velho Chico", e ressuscitado por Tereza Imagem: Reprodução/Gshow

Do UOL, em São Paulo

16/09/2016 11h33

Após receberem a informação da morte de Domingos Montagner, vítima de afogamento no rio São Francisco, em Sergipe, índios que gravaram cenas com o ator em "Velho Chico" afirmaram que estão de luto e fizeram um ritual.

"'Por que estão querendo trazer a alma dele de volta? Ele nasceu de novo, hoje, se tornou um novo protetor do rio São Francisco, que estava tão esquecido, porque esse rio não pode morrer'. A novela contou mistérios do rio e esse foi mais um desses. Mas ele se tornou um ser de luz, pois a água não tira a vida, dá a vida e fiquem felizes pela alma dele, pois quando ele entrou no rio, se despediu do corpo e da alma, nasceu em um mundo melhor. Algum dia, os brancos irão entender isso, então temos que fazer um ritual para que os brancos entendam, que ele está bem, que ele, agora, é um protetor do rio São Francisco", disseram os índios, em texto enviado ao programa "Encontro com Fátima Bernardes", da Globo.

Numa infeliz coincidência, Santo, personagem de Montagner em "Velho Chico", chegou a ser dado como morto na novela após sofrer um atentando e desaparecer no rio São Francisco. Na trama, ele foi encontrado por índios e "ressuscitado" com um beijo da amada, Tereza (Camila Pitanga).

O ator Domingos Montagner, que interpretava Santo na novela "Velho Chico", morreu afogado nesta quinta-feira (15) após um mergulho no rio São Francisco, que serve de cenário para a trama, informou a TV Globo. O ator de 54 anos estava desaparecido desde as 14h30 e teve o corpo encontrado por volta das 18h, preso nas pedras a 18 metros de profundidade, perto da Usina de Xingó, em Sergipe.

Montagner havia gravado cenas da novela pela manhã e como tinha o dia de folga foi com a colega Camila Pitanga almoçar na cidade de Canindé do São Francisco. Segundo o delegado de Canindé, Antônio Francisco Oliveira Filho, Pitanga revelou em depoimento que, depois de almoçar, ela e Montagner resolveram mergulhar no rio, num local conhecido como prainha do Canindé.