Topo

Fotógrafo de famosos lança livro com imagens inéditas incentivado por Hebe

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

26/11/2016 07h00

Fotógrafo de celebridades há duas décadas, João Passos lança seu primeiro livro “15 Anos de Tapete Vermelho” contando, por meio de suas fotos, algumas das histórias que viveu ao lado de famosos como Gisele Bündchen e Hebe Camargo. O grande incentivo para publicar o projeto veio da apresentadora, que morreu em 2012.

"O projeto já tem mais ou menos seis anos, mas só agora aconteceu. Muitos amigos artistas perguntavam, queriam um livro. Na verdade, quando viajei com a Hebe em 2008 para Dubai foi que aconteceu. Ficamos 12 dias lá e acabamos nos aproximando mais ainda, já fotografava ela há 12 anos e ela me incentivou muito. Ela é a madrinha do livro".

Hebe se emociona ao sentar no meio do deserto em Dubai - João Passos/Arquivo pessoal - João Passos/Arquivo pessoal
Hebe se emociona ao sentar no meio do deserto em Dubai
Imagem: João Passos/Arquivo pessoal
João conta que um de seus cliques favoritos de Hebe foi quando conseguiu registrar exatamente a essência do que ela estava sentindo.

"Foi a primeira e única vez que ela foi para Dubai. Ela sentou na areia, ficou lá por uns cinco minutos e chorou", relembrou. "No outro dia, montamos um café lindo para as fotos, bem ao estilo 'Caras', quando ela sentou soltou aquela gargalhada, bem o espírito dela mesmo."

Com duas décadas de carreira, João fotografa há mais de 18 anos para a revista de celebridades. Entrar na profissão não estava em seus planos, mas o acaso ajudou para que acontecesse.

"Eu era desenhista de livros didáticos e fotografia era hobby, mas aconteceu de um dia ir conhecer a redação de uma revista que tinha a Márcia Piovesan como editora. Um dia ela me ligou dizendo que precisava de um fotógrafo para a festa de aniversário do Maurício Manieri. Os fotógrafos foram embora mas eu fiquei e consegui fazer a Carla Perez beijando o Xavier Iglesias", conta. "Mesmo inexperiente, consegui fazer a foto que rendeu a capa. Depois disso não parei mais até que entrei para a 'Caras' no início dos anos 2000."

Gisele "feia"
Gisele Bundchen também é uma das celebridades preferidas dos cliques de João, num hall que inclui ainda Adriane Galisteu e Cláudia Leitte. Próximo, ele conta que já chegou a até fazer piada com a beleza da uber model.

"Fui fotografar a Gisele um dia, enquanto ela dava entrevista. Fiz um cliques e, quando acabou, ela falou que estava pronta para fotografar. Brincando, eu disse: 'Ok, mas você não vai passar nem um batonzinho?'. Ela olhou e lançou um 'Por que, estou feia?' Era a Gisele Bündchen, não tem como ficar feia”, recorda.

Em 20 anos de carreira, foram muitas as reuniões importantes de família perdidas em nome da profissão, mas João diz não se arrepender de nada e faz planos para o futuro.

“Sou um trabalhador, um operário da fotografia. Faço meu trabalho como qualquer outro. Pode ser diferente por você estar na frente da Gisele Bündchen, por exemplo, mas tem que estar concentrado, com o dedo afiado, equipamento em dia e pronto para o clique. Já perdi aniversário de filho, de neto, apresentação da minha filha, que é atriz, mas a melhor coisa do trabalho foram as amizades que conquistei e o que aprendo ainda no dia dia. Os mais jovens costumam me chamar de mestre, mas na verdade eu aprendo todo dia com eles."