Topo

Nostálgica, exposição sobre Silvio Santos emociona até as filhas dele

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

07/12/2016 07h00

O MIS (Museu da Imagem e do Som) inaugura nesta quarta-feira (7) a exposição sobre a carreira de Silvio Santos, com muita interatividade e nostalgia. A mostra recriou programas famosos, e o público poderá matar a saudade e brincar como se estivesse na televisão, ao vivo, com o apresentador.

Silvio Santos aparece em holograma na entrada do museu convidando o público. "Espero que não fiquem entediados", diz o apresentador no vídeo. Na véspera da inauguração, a mostra foi vista por convidados, como artistas do SBT e familiares de Silvio, que se emocionaram. Cintia Abravanel, a "filha número 1", saiu chorando.

Cintia Abravanel, filha de Silvio Santos, chora ao sair de exposição sobre o pai no MIS, em São Paulo - Cláudio Augusto/Brazil News - Cláudio Augusto/Brazil News
Cintia Abravanel chora ao sair de exposição sobre o pai, Silvio Santos
Imagem: Cláudio Augusto/Brazil News
"Estou chorando até agora. Reconhecer nas fotos as pessoas que visitavam a minha casa é a minha história misturada com a dele", diz Cintia, que acredita que o pai também vai se emocionar quando visitar a mostra: "Ninguém vai saber [quando Silvio irá ao MIS], mas espero que ele dê a oportunidade para nós, filhas, participarmos, porque a emoção que ele vai sentir será grande".

Daniela Beyruti, a "filha número 3" de Silvio, estava ansiosa para entrar e recordar o foguetinho do "Domingo no Parque", maior réplica da exposição, com quase cinco metros, e programa do qual ela participou na infância: "Vou de novo, para dessa vez eu ganhar. Com ele, [foi meu momento mais emocionante na TV] sem dúvida, mas era muito pequena."

Além de brincar no "Domingo no Parque", o público terá a chance de adivinhar "qual é a música" e rodar o pião do Baú da Felicidade. Também foram remontados os cenários de "Boa Noite, Cinderela", "Namoro na TV", "Roletrando" e "Show do Milhão", entre outras atrações clássicas de Silvio.

Na "Porta da Esperança", os visitantes poderão concorrer a um prêmio do MIS e do SBT. Para isso, deverão escrever uma carta contando como Silvio Santos marcou a vida deles e enviá-la ao museu ou depositá-la na exposição, em uma urna localizada no ambiente do programa.

Foto rara e Silvio "cineasta"

Composta por cerca de 30 ambientes, a exposição começa na infância de Silvio no Rio de Janeiro, onde adorava visitar a Cinelândia. Em um telão, os visitantes assistem ao filme favorito do apresentador no telão, "Always in my Heart" (1942). Na sequência, o público é "transportado" para São Paulo pela barca onde Silvio iniciou sua trajetória como empresário.

Foto rara do programa "Vamos Brincar de Forca" (1960) é exposta na mostra "Silvio Santos Vem Aí", no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo - Paulo Pacheco/UOL - Paulo Pacheco/UOL
Foto rara do programa "Vamos Brincar de Forca" (1960)
Imagem: Paulo Pacheco/UOL
O ambiente seguinte relembra a rádio Nacional e a "Caravana do Peru que Fala", primeiros trabalhos artísticos do animador, e a amizade dele com Manuel de Nóbrega, criador da "Praça da Alegria" e sócio do "Baú da Felicidade", a primeira de dezenas de empresas do império de Silvio.

A equipe da mostra teve ajuda de pesquisadores da TV e fãs de Silvio Santos, que descobriram uma foto raríssima do primeiro programa de TV do apresentador, "Vamos Brincar de Forca", e também o ano de estreia correto, 1960 (e não 1962, como até o SBT acreditava).

Silvio cineasta? O público se surpreenderá ao ver a primeira e única empreitada cinematográfica do apresentador. Em 1976, os "Estúdios Silvio Santos" filmaram a pornochanchada "Ninguém Segura Essas Mulheres", com Tony Ramos, Dennis Carvalho e Vera Gimenez no elenco.

Ex-ator do SBT reconstrói cenários

André Sturm assina a curadoria da mostra ao lado da produtora Gabrielle Araújo. Marcelo Jackow, responsável pelos cenários, tem uma ligação com o SBT anterior à mostra. Ele já trabalhou na emissora como ator e fez parte do elenco da novela "Razão de Viver" (1996).

O cenógrafo teve de criar quatro ambientes a pedido da emissora: "Bozo", "Chaves", "Show do Milhão" e "Casa dos Artistas". "Não tinha no projeto original, mas para eles fazia muito sentido. Exploramos porque esses programas são muito importantes para o Silvio", explica.

Prestes a trocar a direção do MIS pela Secretaria Municipal de Cultura, Sturm contou como convenceu a emissora e o apresentador a apoiarem a mostra: "O SBT disse que Silvio era muito arredio a homenagens. Falamos que não era uma 'homenagem', mas mostraríamos a história de uma pessoa com uma trajetória fundamental na TV brasileira."

Serviço: Exposição "Silvio Santos Vem Aí!"

Data: 7 dezembro a 12 de março

Local: MIS (Museu da Imagem e do Som) - Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Horário: 11h às 20h (terça a sexta-feira); 10h às 21h (sábados); 10h às 19h (domingos e feriados)

Ingressos: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia-entrada). Grátis às terças e para crianças até cinco anos. Bilheteria abre uma hora antes da visitação. Venda antecipada: www.ingressorapido.com.br.