Topo

Profissão "GoT": Fãs caçam spoilers e criam teorias sobre a série em sites

Sansa e Jon Snow em cena de "Game of Thrones" - Reprodução/HBO
Sansa e Jon Snow em cena de "Game of Thrones" Imagem: Reprodução/HBO

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

12/01/2017 04h00

Maior fenômeno pop da história recente da televisão, “Game of Thrones” pode ser mais do que uma série a ser apreciada no conforto de casa e debatida na internet: para os fãs que mantém sites dedicados à produção da HBO, ela é praticamente um emprego. E o trabalho se torna ainda mais intenso quando as gravações estão rolando e há uma multidão ávida por saber o que vai acontecer nos próximos capítulos.

Na comunidade internacional de fãs, um dos sites mais respeitados é o Watchers on the Wall – que em 2015 foi um dos primeiros a adiantar informações sobre a Batalha dos Bastardos, um dos momentos mais importantes da sexta temporada de “Game of Thrones”. Ele é comandado pela editora chefe Susan Miller, conhecida como Sue the Fury, moradora do estado norte-americano de Ohio.

Há mais de dez anos, ela se apaixonou pelos livros da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo”, escritos por George R. R. Martin – mas foi a notícia de que a HBO traria os livros à vida que a fez se envolver com a comunidade de fãs online.

“Comecei a seguir as notícias na internet e fiz um Tumblr para falar com outros fãs”, lembra Miller em entrevista ao UOL. “Costumava postar regularmente no site Winter is Coming, e eventualmente o dono pediu para eu entrar na equipe como escritora. Eu me envolvi muito mais a partir daí. Mais ou menos dois anos atrás, eu e meus amigos deixamos o WiC para criar nosso próprio website, e o resto é história”.

Ana Carol Alves e Susan Miller são editoras em sites dedicados ao universo de "Game of Thrones" - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Ana Carol Alves e Susan Miller são editoras em sites dedicados ao universo de "Game of Thrones"
Imagem: Reprodução/Twitter

Assim como a maioria dos outros 11 colaboradores, Miller tem um emprego (que não revela a seus leitores), mas dedica boa parte de seu dia ao site. “A quantidade de tempo que gasto no dia a dia varia – passo mais tempo trabalhando no WotW quando a temporada de ‘GoT’ já estreou ou está perto de estrear. Mas geralmente trabalho várias horas por dia no site, cuidando de várias tarefas”.

“Game of Thrones” virou emprego mesmo para Ana Carol Alves, editora do Game of Thrones BR, maior site do Brasil dedicado à saga. Colaboradora da publicação desde 2011, ela deixou os empregos mais ortodoxos de jornalismo em 2012 para estudar harpa na Escola Municipal de Música de São Paulo e, com a necessidade de um trabalho mais flexível, veio a vontade de profissionalizar o site.

“O site hoje é meu ‘emprego’, porque ele também é um podcast, que eu crio roteiro, gravo com os outros membros do site e edito sozinha. E, para conseguir manter o podcast, a gente lançou essa semana uma loja, que é a Floreios e Dragões”, conta Alves, que nem contabiliza mais as horas gastas com o Game of Thrones BR: “Se não estou fazendo notícias, estou produzindo o podcast ou editando a wiki ou desenvolvendo coisas para a loja”.

Caçando spoilers

Com as gravações da sétima temporada de “Game of Thrones” seguindo em ritmo intenso até fevereiro, os bastidores da série tem sido o principal tema dos sites de fãs. Entre escalações de elenco, aparições de atores em locações e fotos tiradas por paparazzi, se escondem várias pistas do que vem por aí na telinha. E muitos flagras já dão o spoiler completo, como fotos publicadas em outubro que entregaram um esperado encontro da trama.

No processo para descobrir o que acontece por trás das câmeras, vale tudo: fontes próprias de dentro da produção, dicas nas redes sociais, jornais locais e chamadas as produtoras de elenco.

“Nós confiamos em várias fontes. Algumas delas são nossas próprias fontes, pessoas que nos deixam saber o que está acontecendo no set ou que compartilham informações de cenas planejadas conosco”, diz Miller, do Watchers. “Naturalmente, nós confiamos na imprensa local de cada área onde ‘Game of Thrones’ é filmada. Eles são maravilhosos em seguir a produção, tirar fotos e publicar novas informações. Os veículos nas locações, da Croácia à Espanha e à Islândia, têm sido grandes entusiastas. As redes sociais também dão uma grande ajuda – Twitter e Instagram mudaram as regras desse jogo. Todo fã se tornou um membro da imprensa, contando coisas dos sets que eles encontram”.

Arya (Maisie Williams) aparece com a visão recuperada em cena da sexta temporada de "Game of Thrones" - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
Qual será o destino de Arya na sétima temporada?
Imagem: Divulgação/HBO

Os fãs, ela completa, são uma parte importante do processo, já que a HBO sempre tenta encontrar formas de impedir os vazamentos. “Quanto melhores nós ficamos em cavar informações sobre ‘Game of Thrones’, melhores a HBO e a Fire & Blood Productions ficam em encontrar formas de nos bloquear. Todo ano temos que encontrar mais fontes de informação e novos ângulos. Mas, como a série faz tanto sucesso, nós temos a ajuda de fãs ao redor do mundo, o que torna um pouco mais fácil. No começo, era um grupo bem menor de pessoas que tinha interesse. Agora, há milhões nessa comunidade de fãs que ajudam a encontrar e compartilhar notícias confiáveis.”

Brasileiros participando de filmagens também já garantiram furos para o Game of Thrones BR, conta Ana Carol Alves. “Vez ou outra, fãs brasileiros participam como figurantes da série e passam informações em primeira mão pra gente. No ano passado, por exemplo, fomos o primeiro site a noticiar que Theon e Yara passariam por Volantis, porque um brasileiro havia participado das cenas”, relembra.

O furor em torno dos bastidores, apontam as duas editoras, cresceu com a popularidade da série. E a sede por spoilers vem se tornando cada vez maior à medida que a história se distancia dos livros de George R. R. Martin e se aproxima de seu fim -- previsto para 2018, segundo a HBO. O sexto livro da saga, “The Winds of Winter”, que poderia ter adiantado os acontecimentos da sexta temporada (incluindo aquele envolvendo Jon Snow), estava previsto para 2016, mas teve seu lançamento adiado – e deve sair este ano, segundo o próprio Martin.

Alves diz que há alguns anos, quando a série ainda estava em seu início, mesmo os sites especializados mantinham o segredo em torno de eventos chave da série, como o Casamento Vermelho, para não estragar a experiência de seus leitores – o que não é mais possível hoje.

“A série nunca foi tão popular e a grande mídia passou a utilizar os bastidores de ‘Game of Thrones’ como pauta”, analisa. “Não existem mais pessoas dispostas a guardar segredos como os da Talisa no Casamento Vermelho, porque vai ter um paparazzo lá tirando uma foto e no dia seguinte essa foto estará no site da 'Time', na 'Vanity Fair', no Omelete, no UOL, em vídeos do YouTube, no Facebook e Twitter. Por mais que os sites especializados não curtam muito isso, a coisa foge demais de controle e chega facilmente para o público. E o nosso papel é gerenciar essas comunidades e informar as pessoas da melhor maneira que nos cabe.”

Também contribui para o maior interesse do público o fato de que, com o fim próximo, a maior parte dos acontecimentos da série serão explosivos. “Nas temporadas passadas, vazavam fotos de Sansa andando e brincando com suas mechas de cabelos ruivos, e essa era a história que a gente tinha pra fazer post. Porque, naquela época, ‘Game of Thrones’ era cheia de cenas assim, porque era baseada nos livros. Mas, hoje, os produtores não têm mais espaço para cenas assim, não seguem mais os livros. Então, tudo o que vaza, é ‘grande’, é spoiler, é absurdo. A série se tornou isso. Ela está chegando ao fim e correndo para ser finalizada. Todas as cenas são muito esperadas e, por se tratar de ‘Game of Thrones’, tem aquele nível de interesse que se justifica. Qualquer roupa diferente que um personagem aparecer usando já diz muita coisa”.

Especulações e teorias

E entre notícias e spoilers, também sobram espaço para especulações e teorias -- algumas discutidas à exaustão nas seções de comentários dos sites especializados. Confira abaixo algumas das que já estão circulando sobre a nova temporada. (Não leia se você não quiser spoilers das temporadas anteriores).

1 – Bran vai fazer com que os Caminhantes Brancos entrem em Westeros
Essa teoria circula, na verdade, desde o meio da sexta temporada, quando Bran foi marcado pelo Rei da Noite. Já sabemos que a marca é capaz de retirar proteções mágicas, e muitos apostam que ela irá retirar a proteção que impede os Outros de passarem pela Muralha. Há até quem acredite que uma das cenas chaves da sétima temporada mostrará a Muralha desmoronando. Será?

2 – Haverá uma grande reunião Stark
Depois de Jon e Sansa se reencontrarem e retomarem Winterfell, há grandes indícios de que será a vez de Arya e Bran voltarem para casa. Os dois foram fotografados juntos no trailer de maquiagem durante as filmagens, o que deixou os fãs esperançosos.

3 – Arya irá reencontrar Melisandre
Enquanto a sexta temporada estava no ar, a atriz Maisie Williams fez um post no Instagram com uma fala que Melisandre diz para Arya na série. Seria este um indício de que as personagens irão se encontrar? A teoria faz sentido, já que a Sacerdotisa Vermelha está indo para o Sul, enquanto a jovem Stark, provavelmente, se dirigirá para o Norte.

4 – Sam irá descobrir a verdade sobre a paternidade de Jon Snow
O final da sexta temporada já entregou que, assim como os fãs suspeitavam, Jon é filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen. Mas falta avisar o próprio personagem disso. Como Sam já foi visto novamente no set que representa a Cidadela, muitos tem apostado que, durante seus estudos para se tornar um meistre, ele irá descobrir a verdadeira paternidade do amigo – e possivelmente irá a Winterfell para avisá-lo.

5 – Jon Snow e Daenerys irão se apaixonar
Já foi confirmado que os dois irão se conhecer na sétima temporada.  E uma especulação antiga é que os dois irão se apaixonar, e, como estamos falando de “Game of Thrones”, o romance terá um fim trágico. Será que os dois terão cenas quentes na nova temporada?