Topo

Com sotaque, Letícia Colin faz aparição como a Leopoldina de "Novo Mundo"

Caracterizada como a personagem, Letícia Colin lê uma carta de Leopoldina em evento de lançamento de "Novo Mundo" - Raquel Cunha/TV Globo
Caracterizada como a personagem, Letícia Colin lê uma carta de Leopoldina em evento de lançamento de "Novo Mundo" Imagem: Raquel Cunha/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

14/02/2017 19h35

De roupa de gala, tiara, luvas e um forte sotaque, Letícia Colin fez sua primeira aparição pública na noite da última segunda-feira (13) como Leopoldina, uma das principais personagens da próxima novela das 18h, "Novo Mundo". Para quem não ligou o nome à pessoa, trata-se da arquiduquesa austríaca que se casa com Dom Pedro e se torna peça fundamental no processo de independência do Brasil. A trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson, que estreia em março, retrata justamente o período de sua chegada ao país, em 1817, até sua coroação, em 1822.  

A atriz fez uma aparição surpresa no fim da visita do grupo de jornalistas e historiadores que visitaram a exposição "Leopoldina, Princesa da Independência, das Artes e das Ciências”, no Museu de Arte do Rio (MAR). Encarnando a personagem, leu, emocionada, uma das muitas cartas escritas pela futura imperatriz e brincou com os autores da novela. "Queria pedir para não escreverem mais cenas externas para mim porque aqui faz muito calor. Podem me dar mais cenas com Caio Castro [que interpreta Dom Pedro], é um moço muito bonito", brincou.

Em seguida, Letícia falou sobre o intenso processo de preparação para o papel, que incluiu aulas de alemão e piano.

"Fiquei ouvindo muito em casa coisas no YouTube, alemães que moravam muito tempo aqui, canais da TV alemã. Sou apaixonada por composição de personagens mais teatrais e essa novela permite isso. O Vinícius nos estimula a sair do lugar comum. Aprendi a atirar, a dançar a valsa austríaca, caligrafia... Já sabia andar a cavalo e fiquei feliz quando li que ela gostava tanto! Fazia muitos anos que eu não montava", contou a atriz.

13.fev.2017 - A atriz Letícia Colin, caracterizada como Leopoldina, em evento de lançamento de "Novo Mundo", no Museu de Arte do Rio - Raquel Cunha/TV Globo - Raquel Cunha/TV Globo
13.fev.2017 - A atriz Letícia Colin, caracterizada como Leopoldina, em evento de lançamento de "Novo Mundo", no Museu de Arte do Rio
Imagem: Raquel Cunha/TV Globo

Letícia também leu vários livros sobre a vida de Leopoldina e afirma que, como a maioria dos brasileiros, só " sabia a ponta do iceberg" sobre ela. "Descobri que essa mulher é o bicho! Vou tatuar a Leopoldina no braço", brincou. "Ela fez muito para o país existir da maneira que é hoje, foi uma mártir. Ela foi criada dentro de uma monarquia absolutista, mas ela conseguiu perceber que no Brasil as coisas iam ser diferentes. Queria que as pessoas sentissem por ela esse encantamento que eu sinto", afirmou.

O diretor artístico da novela, Vinícius Coimbra, só fez uma "queixa" da atriz, apesar de tanto empenho. "Falei para ela engordar e ela não consegue! Vejo que ela tenta, tomando milk shake, mas não consegue", brincou.

"É que a gente rala muito gravando a novela, aquelas roupas... Eu estou emagrecendo! Minhas amigas querem vir também (risos). Novela de época é um spa", disse a atriz, às gargalhadas.