Topo

Ator que recusou ir à exposição de "Castelo" é reconvidado por organizador

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

30/03/2017 15h45

Presidente do Memorial da América Latina, Irineu Ferraz reforçou o convite ao ator Luciano Amaral para visitar a exposição sobre "Castelo Rá-Tim-Bum", que será inaugurada nesta sexta-feira (31), em São Paulo. O intérprete de Pedro recusou ir à abertura para convidados, na última quarta, alegando "desrespeito" da organização por ter sido avisado somente após a divulgação na mídia.

"É o direito de cada um. Se ele tem esse entendimento, mas a nossa equipe fez contato com todos e está à disposição ainda de que eles venham. E a gente faria questão que viessem mesmo, porque o mais importante é o ‘Castelo’, é o conteúdo que eles transmitiram para aquela geração e para as pessoas de hoje", disse Irineu Ferraz ao UOL nesta quinta, após entrevista coletiva de apresentação da mostra. 

Além de Luciano Amaral, não foram à pré-estreia os protagonistas Cassio Scapin (Nino), Cinthya Rachel (Biba) e Fredy Allan (Zequinha). Na pré-estreia, Ângela Dip vestiu novamente a roupa cor-de-rosa da jornalista Penélope e recebeu os ex-colegas Rosi Campos (Morgana) e Sérgio Mamberti (Dr. Victor), entre outros atores do "Castelo".

Segundo o presidente do Memorial, alguns atores não foram chamados por falta de tempo. A exposição foi montada em apenas três semanas com a construção da fachada idêntica à do programa infantil, incluindo uma torre com 15 metros de altura, e material reaproveitado da mostra do MIS (Museu da Imagem e do Som), visitada por 410 mil pessoas em 2014.

"É uma questão de tempo. Como tínhamos um timing que era o aniversário de 28 anos do Memorial, queríamos comemorar com uma grande exposição para São Paulo. Automaticamente, não conseguimos viabilizar alguns contatos, mas está em tempo de ser viabilizado", explicou.

Na quarta, antes da pré-estreia da exposição, Luciano Amaral publicou um vídeo em seu canal no YouTube em que desabafa sobre o "despreparo" da equipe da mostra e explica sua ausência na inauguração.

"Eles me convidaram para participar. Eu, em respeito ao próprio 'Castelo Rá-Tim-Bum', não estarei presente, como acredito que boa parte dos atores principais também não estará presente, o que não aconteceu na exposição do MIS. Eu adoraria e deveria estar na exposição, mas só não estou presente pela falta de respeito com que o processo todo aconteceu", disse o ator e apresentador.