Famosos

Após acusação a José Mayer, atrizes usam web para protestar contra assédio

Reprodução/Instagram
Sophie Charlotte, Drica Moraes e Tainá Muller entraram em protesto contra o assédio Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, no Rio

04/04/2017 10h24

Atrizes e apresentadoras globais usaram suas redes sociais para realizar um protesto contra o assédio sexual. Nesta terça-feira (4), famosas como Fátima Bernardes, Fernanda Lima, Bruna Marquezine e Tatá Werneck publicaram imagens com a mensagem "Mexeu com uma, mexeu com todas #Chegadeassedio".

O protesto vem poucos dias após se tornar pública uma acusação de assédio contra o ator José Mayer. Em relato publicado no blog #AgoraÉqueSãoElas, da "Folha", a figurinista Susllem Tonani, 28, relatou vários episódios em que foi assediada por Mayer -- em um deles, em fevereiro deste ano, ele colocou a mão esquerda na genitália dela. Em carta aberta divulgada nesta terça-feira Mayer admite ter errado.

A figurinista Cláudia Kopke e as atrizes Sophie Charlotte, Drica Moraes, Tainá Müller, Luisa Arraes, Cris Vianna e Mariana Xavier publicaram selfies com a camiseta da campanha.

O que mais chama a atenção é que atrizes com quem Mayer fez par, como Tais Araújo, em "Viver a Vida", de 2009, e Deborah Secco, em Laços de Família, de 2000, endossaram a campanha.

Grazi Massafera, que trabalhou com Mayer em "A Lei do Amor", Camila Pitanga, Cleo Pires, Leandra Leal, Débora Falabella, Maria Casadevall e Dira Paes também se engajaram.

Funcionárias da emissora foram ao trabalho nos Estúdios Globo, nova denominação do Projac, no Rio, com a camiseta da campanha. Em nota, a Globo afirmou que "se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa" (leia a íntegra abaixo)

Luiza Brunet, que em 2016 acusou seu ex-namorado, Lírio Parisotto, de agressão, também se manifestou: "Chega de tratar as mulheres com falta de respeito ! Seja assédio ou qualquer tipo de violência. Todas nós mulheres unidas para acabar com impunidade... mulheres estão tomando coragem , agora precisamos ficar de olho nos candidatos para 2018 ! Mais mulheres como candidatas , mas mulheres no poder".

Mayer afastado

Após forte reação do público e de seus funcionários, a Globo decidiu afastar o ator das novelas. Ele estava escalado para "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva.

De acordo com o colunista do UOL Maurício Stycer, o afastamento ocorreu depois que funcionários organizaram um encontro para discutir o assunto no final de semana. Também houve, nesta segunda-feira, uma reunião extraordinária nos Estúdios Globo (ex-Projac) com os principais líderes da área de Entretenimento para uma conversa classificada como “franca e aberta” sobre o caso.

Veja quem aderiu ao protesto e a carta da Globo sobre ele: 

Em relação à denúncia de assédio envolvendo o ator José Mayer e a figurinista Susllen Tonani, a Globo reafirma o teor da nota divulgada na última sexta-feira, quando afirmou que o caso foi apurado e que as devidas providências estavam sendo tomadas.

Naquela nota, a emissora enfatizou que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E que zela para que as relações entre funcionários e colaboradores se deem em um ambiente de harmonia de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. Esta convicção da Globo foi reafirmada para um grupo de atrizes, diretoras e produtoras, reunidas no domingo à noite, quando a emissora informou que, apurado o caso, tomou a decisão de suspender o ator José Mayer de produções futuras dos Estúdios Globo por tempo indeterminado. O ator foi notificado na segunda-feira dessa decisão.  Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres "Mexeu com uma, Mexeu com todas", a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa. O ator José Mayer, de enorme talento e com grandes serviços prestados à Globo e às artes brasileiras, certamente terá oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao triste episódio e esclarecer que atitudes pretende tomar. A Globo lamenta que Susllen Tonani tenha vivido essa situação inaceitável num ambiente que a emissora se esforça cotidianamente para que seja de absoluto respeito e profissionalismo. E, por essa razão, pede a ela sinceras desculpas. 

 

 

#mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio

Uma publicação compartilhada por Fernanda Lima (@fernandalimaoficial)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

Respeito e amor ao próximo. ??#chegadeassedio #chegadeviolencia #chegadeabuso #maisamorporfavor

Uma publicação compartilhada por Simone Soares (@simonesoares)

 

em

 

#mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio

Uma publicação compartilhada por Tainá Müller (@tainamuller)

 

em

 

#mexeucomumamexeucomtodas#chegadeassedio

Uma publicação compartilhada por Drica Moraes (@oficialdricamoraes)

 

em

 

saímos de casa todos os dias torcendo pra não sermos assediadas. todos os dias, desde pequenas, quando nem sabíamos o significado de "assédio verbal/sexual". há garotas - muitas - que nem em casa têm sossego, porque até lá são alvos de abuso. a gente só quer RESPEITO. em cada espaço que ocupamos: casa, trabalho (! ! !), rua, festas, escolas, universidades, praia, restaurante, praça; sendo pretas, brancas, orientais ou índias; gordas ou magras; de roupa curta ou longa; sóbrias ou bêbadas (...). não deveria ser corriqueiro protestar para pedir RESPEITO, mas já que se faz necessário: RESPEITEM-NOS. RESPEITAR uma mulher não é favor nem qualidade. é o mínimo que você, homem, pode fazer para que a gente consiga viver em paz. esse é o primeiro passo para que o debate sobre igualdade de gênero se torne palpável. obrigada, @catarinarangel, pela iniciativa. obrigada, mulheres lindas da tv globo, por esse movimento incrível do qual eu tenho muito orgulho de fazer parte. #chegadeassedio #mexeucomumamexeucomtodas

Uma publicação compartilhada por gabriela bispo (@gabispo_)

em

 

#MexeuComUmaMexeuComTodas #ChegaDeAssédio

Uma publicação compartilhada por Leandra Leal (@leandraleal)

em

 

#mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio

Uma publicação compartilhada por Sophie Charlotte (@sophiecharlotte1) em

 

É isso, mexeu com elas, mexeu com todo mundo!!! #chegadeassedio

Uma publicação compartilhada por Ivo Biuze Madoglio (@ivomadogllio) em

 

#mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio @ajuliarabello @dirapaesreal @giovannamachline @leandraleal @clakopke @nandacostareal @deborablochoficial Patricia Pedrosa @estianomarjorie @sophiecharlotte1 @moniquinhaalmeida @patriciapillaroficial @danigleiser Luisa Lima @joanajabace @tainamuller @caiapitanga @fernandarodriguesoficial @alice.weg @luisaarraes @ellen.jessica @crisvianna @flavialacerdaa @fernandalimaoficial @adrianaestevesoficial @hortaandreia @debranascimento @taisdeverdade @alinnemoraes @biancafbin @gloriapmorais @elianegiardinioficial @oficialdricamoraes @nathaliadill @cleopires_oficial @deboralamm @bragadany @malugalli Renata Sorrah Isabela Teixeira @debevelyn @tilateixeira @georgianagoes @monica.iozzi @evanoa Manuela Dias @deborafalabellaoficial

Uma publicação compartilhada por Cleo Pires. Atriz/Actress (@cleopires_oficial) em

 

#mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio

Uma publicação compartilhada por Dira Paes (@dirapaesreal) em

 

#mexeucomumamexeucontodas #chegadeassedio

Uma publicação compartilhada por Júlia Rabello (@ajuliarabello) em

 

 

 

#MexeuComUmaMexeuComTodas #ChegaDeAssédio

A post shared by Tais Araújo (@taisdeverdade) on

 

 

#mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio

A post shared by Bianca Bin (@biancafbin) on

 

 

#chegadeassedio #mexeucomumamexeucomtodas #respeitoporfavor

A post shared by Carol Castro ?C.C? (@castrocarol) on

 

 

#MexeuComUmaMexeuComTodas #ChegaDeAssédio

A post shared by Carolina Ferraz (@carolinaferrazoficial) on

 

 

#chegadeassedio

A post shared by Bianca Comparato (@biancacomparato) on

 

 

estamos juntas! ♥? #mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassédio

A post shared by bruna linzmeyer (@brunalinzmeyer) on

 

 

? #mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio

A post shared by Giselle Batista (@gisellebatista) on

 

 

A post shared by Tata Werneck (@tatawerneck) on

 

 

#mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio

A post shared by Bruna Marquezine ? (@brumarquezine) on

 

 

#MexeuComUmaMexeuComTodas #ChegaDeAssédio

Uma publicação compartilhada por Camila Pitanga (@caiapitanga) em

 

 

 

#mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio

A post shared by Tati Quebra Barraco (@tatiquebrabarracooficial) on

 

 

É ASSIM QUE TEM QUE SER!!! (by @fernandalimaoficial) #chegadeassédio

A post shared by Sonia Abrão (@soniaabrao) on

 

 

#mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio

A post shared by Débora Falabella (@deborafalabellaoficial) on

 

 

 

#mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassedio

Uma publicação compartilhada por @angelicaksy em

 

 

 

Uma publicação compartilhada por massafera (@massafera) em

 

 

 

Gravando em Foz e com o coração nessa corrente ? #mexeucomumamexeucomtodas #ChegaDeAssedio

A post shared by Camila Queiroz (@camilaqueiroz) on

 

 

no domingo passado, estive reunida com algumas das mulheres que mais admiro para discutir um assunto importantíssimo que ainda é, infelizmente, muito recorrente no nosso país. o assédio, moral e sexual, merece um basta - e já! ele não pode mais ser "normal". precisamos inventar um "novo normal"; sem constrangimento, piadinhas e sem abuso de poder. é pra frente que se olha, de mãos dadas com o coletivo, com toda a empatia e sororidade. juntas, somos mais potentes, mais seguras, corajosas e confiantes. esse movimento não é sobre um caso só. nosso propósito vai muito além. denuncie, fale com o seu superior, com amigas que você confia; procure o RH, não se cale!!! mulherada, os tempos mudaram! agora é assim: MEXEU COM UMA, MEXEU COM TODAS!!! #mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassédio

Uma publicação compartilhada por Alice Wegmann (@alice.weg) em

 

 

Uma publicação compartilhada por @fbbreal em

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Reuters
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
Reuters
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
do UOL
TV e Famosos
do UOL
do UOL
TV e Famosos
UOL Estilo
TV e Famosos
UOL Entretenimento
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
TV e Famosos
Topo