Topo

Com 5 protagonistas, "Malhação" busca "olhar feminino", diz Cao Hamburguer

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

08/05/2017 04h00

“Malhação” chega nesta segunda-feira (8) a sua 25ª temporada. E desta vez, prometendo tratar de um tema cada vez mais atual: a diversidade. Escrita por Cao Hamburguer, criador do “Castelo Rá-Tim-Bum”, a nova temporada se chamará “Viva a Diferença” e irá explorar o choque entre os universos de cinco meninas bem diferentes entre si, que se conhecem quando uma delas entra em trabalho de parto no metrô de São Paulo.

Unidas pela chegada do bebê, Keyla (Gabriela Medvedovski), Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari) e Benê (Daphne Bozaski) se tornam amigas, mas terão de lidar com suas diferenças de cultura, comportamento, classe social e etnia. “Conviver com iguais já é difícil, e conviver com os diferentes tem suas dificuldades, mas também suas qualidades. Esse é o coração da ideia: como conviver com os diferentes, as vantagens e as dificuldades”, diz Cao.

A opção por colocar como protagonistas cinco meninas, no lugar do tradicional triângulo amoroso, veio de um desejo do autor de contar uma história por um "olhar feminino". E, coincidentemente, a estreia ocorre em um ano no qual várias produções abordaram a questão da amizade feminina, como a minissérie da HBO “Big Little Lies”.

Cao Hamburger é o autor da nova "Malhação" - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Cao Hamburger é o autor da nova "Malhação"
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

“Eu apresentei essa sinopse há um ano e meio atrás. E acho que essas coisas estão no ar quando a gente vai criar alguma coisa. É um momento em que essa questão do feminismo, das mulheres na sociedade, é uma questão importante que está sendo discutida e vai continuar sendo. Acho que alguma coisa que estava no ar eu peguei”, afirma Cao, que acredita que nunca vai conseguir ter uma visão completa pelo viés feminino: “A vida da mulher na sociedade, por um lado acho muito interessante, por outro tem umas dificuldades que cada vez mais tenho consciência de que não são brincadeira, como o machismo”.

Mas a nova “Malhação” não ficará restrita às dificuldades das mulheres e aos choques entre pessoas diferentes. A trama também terá casais para os fãs “shipparem”, os tradicionais conflitos familiares e discutirá outros assuntos. “Claro, os jovens estão muito ligados na questão amorosa, então isso também vai estar presente. A ideia não é focar em uma questão só. A gente juntou pessoas diferentes para falar de muitas coisas”.

Entre as coisas que Cao e seu time de roteiristas querem discutir, está a educação no Brasil – não à toa, duas escolas, uma pública e uma particular, dividem o posto de principal cenário da trama, ao lado da lanchonete de Roney (Lúcio Mauro Filho), pai de Keyla, a mãe adolescente. “Vão começar a se encontrar esses alunos que não se encontravam. E [a novela] também vai se focar em por que o ensino público no Brasil poderia ser muito melhor”, conta.

Obra aberta

Essa é a primeira vez em que Cao, também lembrado por trabalhos como o filme “O Ano Em que Meus Pais Saíram de Férias”, comanda uma obra aberta. E a experiência, segundo ele, tem sido um constante aprendizado. “A obra aberta, que eu estou muito curioso, só vou começar a entender quando estrear. Por enquanto, eu estou só escrevendo, não estou sentindo a resposta do público. Mas estou muito curioso para saber. É um trabalho muito grande, é um volume que eu nunca havida tido, mas com a ajuda da equipe e com determinação, estamos indo”.

O convite partiu de Silvio de Abreu, diretor de dramaturgia da Globo, e, a princípio, deixou o cineasta inseguro. “Eu disse a ele que não sabia fazer. Aí a gente conversou muito. Até eu aceitar fazer e ele sentir a confiança que eu ia conseguir, a gente conversou muito, e ele acabou me convencendo de que com as ferramentas que eu já trazia fazendo séries e minisséries eu poderia tentar esse voo mais alto de fazer uma obra tão grande”.

Com extensa bagagem em projetos voltados ao público infanto-juvenil, como era o caso do “Castelo” e do “Família Imperial”, do Futura, Cao diz que o didatismo não é um objetivo da sua “Malhação”, apesar de a equipe ter cautela com aquilo que é passado ao público. “A gente sabe da responsabilidade e da ferramenta que a gente tem na mão. A gente é cuidadoso em como tratar os assuntos”. 

Conheça as novas protagonistas de "Malhação"

Keyla

Keyla (Gabriela Medvedovski) em cena de "Malhação" gravada no Ibirapuera - Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação - Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação
Imagem: Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação

Autoconfiante e alegre, Keyla adora viver a vida intensamente e vive sonhando com o príncipe encantando. Filha de Roney (Lúcio Mauro Filho), ela acaba engravidando e se torna mãe. Apaixonado por ela, o melhor amigo Tato (Matheus Abreu) assume a paternidade da criança e vai morar com ela e Roney. 

Lica 

Lica (Manoela Aliperti) em cena de "Malhação" gravada no Ibirapuera  - Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação - Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação
Imagem: Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação

É filha de Marta (Malu Galli) e Edgar (Marcello Antony), dono do Colégio Grupo. Sua família é rica, mas ela não é uma patricinha, e adota um estilo mais alternativo. Vai sofrer bastante quando os pais resolverem se separar. 

Ellen

Lica (Manoela Aliperti) e Ellen (Heslaine Vieira) em cena de "Malhação" gravada no Ibirapuera  - Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação - Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação
Imagem: Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação

Moradora de Brasilândia, bairro periférico de São Paulo, Ellen é uma das melhores alunas do Colégio Estadual Cora Coralina. Especialista em computadores, ela é também uma hacker muito talentosa. 

Tina 

Tina (Ana Hikari) em cena de "Malhação" gravada no Ibirapuera - Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação - Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação
Imagem: Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação

Descendente de japoneses, Tina é esperta e sarcástica. Tem um grande talento para música e interesse por artes, mas vai viver conflitos com a família, que deseja que ela siga uma profissão mais tradicional. 

Benê

Benê (Daphne Bozaski) em cena de "Malhação" gravada no Ibirapuera - Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação - Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação
Imagem: Ramon Vasconcelos/Globo/Divulgação

Muito inteligente, Benê é solitária e tem dificuldades em expressar suas emoções e manter relacionamentos interpessoais, já que leva no literal algumas expressões e é extremamente sincera. Gosta muito de correr, e vai descobrir um talento musical ao longo da trama.