Topo

Noticiário policial inspira Emilio Dantas para viver traficante em novela

Emílio Dantas é Rubinho em "A Força do Querer" - Mauricio Fidalgo/TV Globo
Emílio Dantas é Rubinho em "A Força do Querer" Imagem: Mauricio Fidalgo/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

30/05/2017 11h49

Até agora, Emílio Dantas consegue "defender", com muitas aspas, Rubinho, seu personagem duas caras em "A Força do Querer". Isso porque ele ainda não matou alguém nem causou nenhuma chacina, segundo as palavras do próprio ator. Ao menos nas cenas já escritas por Gloria Perez - nada garante que o jogo não vá mudar nos próximos capítulos.

O intérprete, porém, adoraria ver o marido de Bibi (Juliana Paes) transmutado num bandidão.

"Todo ator gosta de um desafio, né? Tudo de maluco que acontecer, dentro de uma coisa crível, para mim é ótimo! Se virar chefão, se matar... Liguei para a Gloria [Perez], e a gente bateu uns papos sobre isso. Pedi: 'Só me avisa antes, para eu saber'", brinca. "Traçando um paralelo com o mundo real, está light para caramba o que o Rubinho está fazendo", compara.

Por conta do papel, Emílio diz que ficou mais atento ao noticiário policial. "Outro dia mesmo estava vendo que prenderam a irmã e cinco filhos do Fernandinho Beira Mar. Hoje em dia passo pela banca de jornal e fico olhando todas as manchetes. A cena da delegacia, para mim, foi totalmente o que eu sempre vi nesses programas policiais: a galera fazendo cara de coitado, baixando a cabeça, uma coisa até 'over'. Como tem gente que cai naquelas desculpas?"

Segundo Emílio, toda a farsa montada pelo traficante para que a mulher não descubra sua real fonte de renda é por amor. 

"Tento ter um contato direto com a Gloria, porque ele é um mentiroso, e eu preciso saber se o que ele está dizendo é verdade ou não. Quando vou pensar na intenção da cena, lembro que pode ser uma mentira, pode ser que no bloco seguinte tudo mude. O que eu sei é que ele entrou nessa para dar uma vida melhor ao filho e à mulher. Tem um pouco de deslumbre, claro, porque dinheiro fácil deslumbra mesmo", analisa o ator.

"O Rubinho conseguiu tudo que ele queria: uma casa, um carro, fazer uma festa de aniversário incrível para a Bibi... Ele quer agradar de qualquer jeito. Agora, por que ele tem que se provar o tempo inteiro, estou deixando umas portas abertas", conta.

Bibi (Juliana Paes) e Rubinho (Emílio Dantas) em "A Força do Querer" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Até agora, o lado mau de Rubinho é apenas sugerido, especialmente pelas mentiras. Nessa tramoia, até colocar a mulher contra Jeiza (Paolla Oliveira) o garçom conseguiu. Aparentemente bom pai e bom marido na maioria das cenas já exibidas, o traficante conquistou também simpatia de parte do público, que anda bem em dúvida se apoia ou não o personagem.

"Cada vez mais as pessoas estão se dividindo. Vejo gente chamando Rubinho de pilantra, de canalha. Outros falam que ele fez tudo isso porque ama a mulher. Depois da sequência da prisão, fui almoçar num restaurante lá perto de casa e disseram: 'Veio fazer a última refeição?'. O povo gosta de xingar, eles curtem essa tensão, esse tombo. Estão doidos para que ele tome uma rasteira", conta ele, que se divertiu ao gravar as sequências de ação.

Da primeira vez que ele foi detido por Jeiza, Rubinho conseguiu se safar da cadeia com ajuda de Bibi, que mentiu a seu favor. Mas, nos próximos capítulos, o cerco vai se fechar de verdade e, atrás das grades, o traficante vai confessar para a mulher que é um criminoso, cena que o ator está ansioso para gravar.