Topo

Após Nazaré, Cuca do "Sítio" vira meme internacional e confunde gringos

Cuca (Jacira Santos); personagem do "Sítio do Picapau Amarelo" vira meme - Renato Rocha Miranda/TV Globo
Cuca (Jacira Santos); personagem do "Sítio do Picapau Amarelo" vira meme Imagem: Renato Rocha Miranda/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

15/06/2017 16h06

O Brasil mostra que é realmente um grande exportador de memes. Após fazer os estrangeiros se encantarem com Nazaré, de "Senhora do Destino", e a cantora Gretchen, internautas brasileiros apresentaram para o mundo Cuca, vilã do "Sítio do Picapau Amarelo"

Nesta semana, a personagem da série infantil da Globo baseada na obra do escritor Monteiro Lobato virou meme internacional. Gifs da bruxa com forma de jacaré falando, andando, gesticulando e ajeitando o cabelo se multiplicaram no Twitter e chegaram aos Estados Unidos.

Os estrangeiros se encantaram com a nossa Cuca, mas não entenderam quem ela era. "Salvei muitos gifs deste crocodilo", escreveu um perfil no Twitter em inglês. Outro gringo mostrou sua "coleção" com dezenas de gifs da vilã do "Sítio".

Brasileiros tentaram explicar aos gringos quem é Cuca. "Her name is Cuca from Sítio do Picapau Amarelo" ("O nome dela é Cuca, do Sítio do Picapau Amarelo"), respondeu um seguidor. "She's Cuca. A villain from an old brazilian TV series (and books) for kids" ("Ela é Cuca. Uma vilã de uma antiga série de TV brasileira (e de livros) para crianças"), escreveu outra.

Há quem também riu da fama repentina da bruxa do "Sítio". "Cuca chegou na carreira internacional antes da Anitta", brincou uma internauta.

A Cuca que os tuiteiros brasileiros --e agora também os estrangeiros-- adoram, com vestido tomara que caia e cabelão, foi ao ar entre 2001 e 2006, na segunda versão do "Sítio" na Globo. No período, a vilã vaidosa e impaciente foi manipulada por Jacira Santos e ganhou a voz da dubladora Mônica Rossi.