Topo

Colega de Pablo no "Qual É a Música" deixa TV e ensina pintura nos EUA

Virginia Lago no "Qual É a Música" e ao lado de Pablo, nos bastidores do SBT - Reprodução/Facebook
Virginia Lago no "Qual É a Música" e ao lado de Pablo, nos bastidores do SBT Imagem: Reprodução/Facebook

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

31/07/2017 04h00

Pablo não brilhou sozinho no "Qual É a Música". Na década de 80, o artista dividiu as dublagens do "Leilão das Notas Musicais" com Virginia Lago, até hoje lembrada pelo público que assistia ao programa de Silvio Santos na época. Há 30 anos, porém, Virgínia deixou a TV brasileira, mudou de país e hoje ensina pintura nos Estados Unidos.

Virginia lembra até hoje como começou a trabalhar com Silvio, mesmo sem ter experiência em televisão. Incentivada pela família, ela participou do "Show de Calouros" em 1981 para dublar uma música e ganhou nota máxima de quase todos os jurados. "Menos Aracy de Almeida que 'não gosta de dublagem', ainda ouço a voz dela", conta.

A dubladora, então com 19 anos, também conquistou Silvio Santos, que ofereceu a ela o emprego no "Qual É a Música". Virginia buscava vinis no SBT e ensaiava até 15 músicas para o programa. Ela guarda carinho pelo antigo patrão e recorda que se "espantava" com a criatividade dos maquiadores para fazer os desenhos nos rostos dela e de Pablo.

"Era fascinante ver como os desenhos no rosto apareciam desses talentosos maquiadores. Sempre me espantava com a criatividade e amor que existia no camarim. Pablo sempre me deu muito apoio e dicas. Nos divertíamos muito nas gravações e ele era muito engraçado e criativo nas performances. Sempre ri muito com ele. Silvio Santos tem minha admiração eterna. Homem íntegro e justo", elogia.

Virginia Lago, ex-"Qual É a Música", trabalha com pintura nos Estados Unidos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Virginia Lago, ex-"Qual É a Música", trabalha com pintura nos Estados Unidos
Imagem: Arquivo pessoal
Em 1987, quando Pablo já havia sido substituído por Carlos Cesare, Virginia se casou com o norte-americano Daniel Lago e avisou Silvio que deixaria o "Qual É a Música" para morar nos Estados Unidos. "Silvio foi muito receptivo, me desejou muita sorte e foi assim que arrumei minhas malas e parti", relembra a ex-dubladora, que ainda é reconhecida por brasileiros no exterior e nas redes sociais.

Além das dublagens, Virginia estudou desenho industrial e trabalhou em uma fábrica de brinquedos. Hoje com 54 anos, ela mora em Johns Creek, cidade do estado da Georgia, e continua fazendo arte: "Dou aula de pintura para idosos e tenho meu próprio estúdio onde crio quadros e esculturas em miniatura. Além disso, faço parte do comitê de Arte e Cultura da minha cidade".

Substitutas de Virginia no "Qual É a Música"

Fernanda Spadotti no "Qual É a Música" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Fernanda Spadotti no "Qual É a Música"
Imagem: Reprodução/SBT
Fernanda Spadotti: Sem Virginia, Silvio Santos encontrou uma substituta "caseira" para o "Leilão das Notas Musicais" do "Qual É a Música": Fernanda Spadotti. A moça fez diversos trabalhos na emissora. Além de dubladora, foi telemoça, assistente de palco e também atriz das Câmeras Escondidas. O que pouca gente sabe é que Fernanda é filha de Ivo Holanda, o "rei" das pegadinhas do SBT. Ela ficou quatro anos no "Qual É a Música", entre 1987 e 1991, e atualmente está afastada da TV.

 

Ellen Rocche no "Qual É a Música" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Ellen Rocche no "Qual É a Música"
Imagem: Reprodução/SBT
Ellen Rocche: Revelada no "Fantasia", a dubladora mais famosa do "Qual É a Música" foi escolhida com Felipeh Campos em um concurso para a nova edição do programa, em 1999. A loira ficou ainda mais conhecida quando foi confinada na "Casa dos Artistas 2" (2002), em que terminou em segundo lugar e faturou R$ 100 mil. Hoje, Ellen é atriz do primeiro time da Globo, está no elenco da nova "Escolinha do Professor Raimundo" e reservada para a próxima novela das nove, de Walcyr Carrasco.

 

Patricia Salvador no "Qual É a Música" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Patricia Salvador no "Qual É a Música"
Imagem: Reprodução/SBT
Patricia Salvador: A última dubladora da gincana musical era queridinha de Silvio. Patricia Salvador trabalhou com o patrão em diversos programas, como "Tentação" e "Roda a Roda". No "Qual É a Música" com Ellen Rocche, Patricia era assistente de palco e ficava com a plateia. Em 2007, na última fase do programa, assumiu o posto de dubladora. Ela foi demitida do SBT, em 2015, mas ainda é chamada para gravar merchans dentro da emissora.