Topo

"Muita gente acha que ela é lésbica", diz Carol Duarte sobre drama de Ivana

Carol Duarte no "Encontro com Fátima Bernardes" - Reprodução/Globo
Carol Duarte no "Encontro com Fátima Bernardes" Imagem: Reprodução/Globo

Do UOL, no Rio

31/07/2017 13h09

Carol Duarte está ouvindo uma repercussão positiva do público nas ruas no conflito de identidade de gênero de Ivana, sua personagem em "A Força do Querer".

"As pessoas andam falando coisas muito bonitas nas ruas, que apoiam, que acham que ela devia ser feliz. Mas muita gente ainda não sabe o que está acontecendo, muita gente acha que ela é lésbica, o que é diferente, a orientação sexual da identidade de gênero", contou a atriz no "Encontro" desta segunda-feira (31).

O programa exibiu a cena em que Ivana começa o seu processo de descoberta e conta para a prima que pesquisou o que é transgênero e explica que é quando a pessoa nasce num corpo de um homem ou mulher, mas ele não reconhece o próprio corpo.

"Escutei muito relato de pessoas que sentiam exatamente isso. Diziam que não conseguiam cumprir esse papel social, aí você vê vídeo e escuta alguém falando e se identifica. Quando a Ivana encontra a Tereza Brant, ela sente exatamente isso, vê que ele está bem e feliz. A partir daí, ela ganha uma força que acho que é difícil segurar.  Acho que ela enfrenta muitas questões dentro de casa, com a família. Porque acho que a Joyce (Maria Fernanda Cândido) nem sabe se esse mundo existe, na rua, com a prima, que também não sabe muito bem o que é. Então vai ser um momento da Ivana de enfrentar muita coisa", conta Carol.

O programa recebeu dois participantes transgêneros que contaram um pouco de suas histórias de vida para Fátima Bernardes e debateu o ainda alto número de violência que os transgêneros sofrem na sociedade.

"Escuto esses dados e é assustador. Isso tem que parar. Acho que a Gloria está sendo muito corajosa de colocar isso na novela. Como atriz, a minha dedicação é enorme, é de corpo, de alma, de tempo, de tudo porque a a gente precisa falar disso", comentou a atriz.

Carol ainda fez mistério sobre o que acontecerá com a personagem, que iniciará aos poucos seu processo de mudança de gênero. "Quero que a Ivana fique com o Claudio (Gabriel Stauffer), que ela assuma de fato a sua identidade e seja muito feliz. Quero que isso aconteça", concluiu.