Topo

Nero e Fernanda Torres serão novos ricos na série "Filhos da Pátria"

Do UOL, em São Paulo

01/08/2017 12h33

Alexandre Nero e Fernanda Torres estão voltando ao ar com a série "Filhos da Pátria", em que interpretarão um casal que melhora de vida durante o Brasil do século 19. 

Na série criada por Bruno Mazzeo, Nero interpretará o português Geraldo Bulhosa, que trabalha no Paço Imperial intermediando as relações entre Brasil e Portugal. Geraldo é definido como "um homem de bem, solícito, prestativo por natureza", mas após a proclamação da independência do Brasil ele se sentirá ameaçado de perder o emprego e precisará lidar com "novos esquemas" que tomam conta do ambiente de trabalho.

Já Fernanda viverá Maria Teresa, uma "alpinista social" do século 19. Classista e materialista, ela é obcecada pelos bons modos da alta sociedade.

Detalhe do quarto de Maria Teresa e Geraldo na minissérie "Filhos da Pátria" - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Casa dos protagonistas de "Filhos da Pátria" terá ar decadente
Imagem: Divulgação/Globo

Os dois são pais de um casal, Geraldinho (Johnny Massaro) e Catarina (Lara Tremouroux), e formam uma família de classe média -- que acabará ascendendo ao mundo dos "novos ricos". 

A transição econômica vai ficar evidente na caracterização da série. Na primeira fase, Geraldo tem a barba mal feita e o cabelo oleoso. Maria Teresa é muito simples e não tem condições de ostentar muitos adereços. A primeira coisa que ela faz quando melhora de condição de vida é comprar joias. Também na fase mais rica, Maria Teresa começa a fazer penteados mais altos e imponentes -- para isso, a equipe de caracterização da trama usou badoches, um coque com enchimento de cabelo para dar volume.

A casa da família também irá se transformar ao longo dos episódios. No início, ela é desleixada e com pouca decoração. Com o passar do tempo, Maria Teresa adquire objetos para enfeitar os ambientes, como castiçais e cortinas com franjas, mas a parte estrutural continua decadente. "Maria Teresa vai virando uma nova rica e só compra supérfluos. Ela não manda pintar a casa, consertar a infiltração. Ela só pensa nas aparências", explica a cenógrafa Cris de Lamare.

"Filhos da Pátria" estreia nesta quinta-feira (3) no Globoplay, o serviço de streaming da Globo. Na TV, ela vai ao ar em setembro.