Topo

Juiz nega pedido de regime aberto a traficante que inspirou Rubinho na TV

Saulo de Sá Silva, o Barão do Pó da Rocinha, está preso desde 2008. À direita, Rubinho (Emilio Dantas), o traficante de "A Força do Querer" - Eduardo Naddar/AGIF / Folha Imagem e Fabio Rocha/Globo
Saulo de Sá Silva, o Barão do Pó da Rocinha, está preso desde 2008. À direita, Rubinho (Emilio Dantas), o traficante de "A Força do Querer" Imagem: Eduardo Naddar/AGIF / Folha Imagem e Fabio Rocha/Globo

Do UOL, no Rio

15/08/2017 13h00

O traficante Saulo de Sá Silva, conhecido como Barão do Pó da Rocinha, que inspirou Gloria Perez a criar Rubinho (Emilio Dantas), de "A Força do Querer", teve o pedido de progressão de regime semiaberto para aberto negado pelo juiz Rafael Estrela, titular da Vara de Execuções Penais (VEP).

Saulo está submetido à pena privativa de liberdade elevada,  de 27 anos de reclusão, com livramento condicional previsto para 25 de abril de 2024 e término de pena previsto para 2 de março de 2040.

"Apresenta altíssimo índice de periculosidade, sendo certo de que, a concessão do benefício nesse momento poderia causar um possível dano ao cumprimento da execução da pena", considerou o magistrado, em sua decisão.

O traficante, que foi casado com Fabiana Escobar, a Bibi Perigosa da vida real, que inspirou a personagem de Juliana Paes, está preso no Instituto Penal Ismael Pereira, Sirieiro, em Niterói. Os dois tiveram dois filhos.

Saulo está preso desde 2008, quando foi encontrado com sua família vivendo em Moragogi, Alagoas por policiais da delegacia da Ilha do Governador (37ªDP), no Rio de Janeiro. Na ocasião, o traficante que tinha sido condenado a 18 anos de prisão, estava foragido desde dezembro de 2005. Ele fugiu da Polinter, no Grajaú, zona norte do Rio, após seis meses de detenção.

Ex-carteiro, o criminoso foi acusado de fornecer drogas para favelas do Rio, incluindo a Rocinha, e de manter um laboratório para refino de pasta de cocaína trazida da Bolívia.  Ele também foi apontado pela Polícia Federal na ocasião como um dos principais fornecedores de armas e munições do Rio de Janeiro.