Patrícia Poeta receberá indenização de R$ 30 mil por propaganda enganosa
A Justiça determinou na terça-feira (22) que Patrícia Poeta seja indenizada após ela entrar com um processo contra a empresa Nutreo Comércio Produtos Homeopáticos. A apresentadora alega que sua imagem foi usada indevidamente em uma propaganda enganosa de um emagrecedor.
A empresa foi condenada pela 48ª Vara Cível do Rio de Janeiro ao pagamento de R$ 30 mil para Poeta e terá que se retratar com a publicação em jornal de grande circulação e em sua página do Facebook a informação de que a apresentadora não adquiriu o produto Cactinea -- nome do emagrecedor -- e nem autorizou o uso de sua imagem para vinculação do produto.
"Segundo a decisão do juízo, o emagrecimento da jornalista 'não se deu em virtude do uso do suplemento, deixando claro que tratou-se de inequívoca propaganda enganosa", diz a assessoria do Poder Judiciário em nota.
Carlos Arthur Ferrão Júnior, advogado da Nutreo, criticou a decisão ao UOL. "Tratava-se de um ambiente de conciliação, onde o juiz já levou pronta a sua decisão. Uma decisão completamente em descompasso com a legislação, inclusive contraditória. Ele [juiz] não protegeu sequer as provas dos autos, nem a nossa e nem a da autora", disse.
Patrícia Poeta: "Bem mais aliviada"
A apresentadora Patrícia Poeta comemorou a decisão da Justiça.
"Fim de um capítulo: com a ótima decisão do juiz Mauro Nicolau Júnior, da 48ª Vara Cível do Rio de Janeiro! Assim evitamos que esse tipo de conduta ilícita se perpetue na internet, lesando o consumidor brasileiro", disse em sua conta do Instagram.
Ela afirmou já saber que destino dará à indenização: "O dinheiro será doado pra uma instituição carente que costumo ajudar. Obrigada a todos (que leram meu desabafo hoje) pelas mensagens de apoio! Confesso que termino minha terça-feira bem mais aliviada".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.