Topo

Patrícia Poeta receberá indenização de R$ 30 mil por propaganda enganosa

Patrícia Poeta ganha na Justiça processo contra empresa por "propaganda enganosa" - Sérgio Zalis/Divulgação/TV Globo
Patrícia Poeta ganha na Justiça processo contra empresa por "propaganda enganosa" Imagem: Sérgio Zalis/Divulgação/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

23/08/2017 11h31

A Justiça determinou na terça-feira (22) que Patrícia Poeta seja indenizada após ela entrar com um processo contra a empresa Nutreo Comércio Produtos Homeopáticos. A apresentadora alega que sua imagem foi usada indevidamente em uma propaganda enganosa de um emagrecedor.

A empresa foi condenada pela 48ª Vara Cível do Rio de Janeiro ao pagamento de R$ 30 mil para Poeta e terá que se retratar com a publicação em jornal de grande circulação e em sua página do Facebook a informação de que a apresentadora não adquiriu o produto Cactinea -- nome do emagrecedor -- e nem autorizou o uso de sua imagem para vinculação do produto.

"Segundo a decisão do juízo, o emagrecimento da jornalista 'não se deu em virtude do uso do suplemento, deixando claro que tratou-se de inequívoca propaganda enganosa", diz a assessoria do Poder Judiciário em nota.

Carlos Arthur Ferrão Júnior, advogado da Nutreo, criticou a decisão ao UOL. "Tratava-se de um ambiente de conciliação, onde o juiz já levou pronta a sua decisão. Uma decisão completamente em descompasso com a legislação, inclusive contraditória. Ele [juiz] não protegeu sequer as provas dos autos, nem a nossa e nem a da autora", disse.

Patrícia Poeta: "Bem mais aliviada"

A apresentadora Patrícia Poeta comemorou a decisão da Justiça.

"Fim de um capítulo: com a ótima decisão do juiz Mauro Nicolau Júnior, da 48ª Vara Cível do Rio de Janeiro! Assim evitamos que esse tipo de conduta ilícita se perpetue na internet, lesando o consumidor brasileiro", disse em sua conta do Instagram.

Ela afirmou já saber que destino dará à indenização: "O dinheiro será doado pra uma instituição carente que costumo ajudar. Obrigada a todos (que leram meu desabafo hoje) pelas mensagens de apoio! Confesso que termino minha terça-feira bem mais aliviada".