Topo

"Às vezes me dá agonia", diz Carol Duarte sobre barba de Ivana

Carol Duarte demora de 2 a 3 horas para receber a barba de Ivana, colada fio a fio - Reprodução / TV Globo
Carol Duarte demora de 2 a 3 horas para receber a barba de Ivana, colada fio a fio Imagem: Reprodução / TV Globo

Colaboração para o UOL

04/09/2017 14h59

Carol Duarte falou sobre o processo de caracterização da nova fase de Ivana em "A Força do Querer", no "Video Show" desta segunda-feira (4). A atriz viu o tempo que leva na cadeira de maquiagem aumentar consideravelmente desde que a personagem passou a ter barba.

"Agora tem barba e bigode. Demora 2, 3 horas (para colocar os fios). A gente está tentando diminuir esse tempo, mas demora. Eu quase não tinha maquiagem, antes em menos de meia hora estava pronta. Às vezes me dá uma agonia, de querer dizer: 'Ah, chega!'. Todo o tempo que a gente economizou durante a novela, vou pagar agora", contou ela sobre a personagem, que está se submetendo a uma transição de gênero e passará a se chamar Ivan.

Valéria Toth, da equipe de caracterização da trama, explica o processo. "É colado fio a fio, um por um. Escolhemos os fios loiros, os mais escuros, os tamanhos... Cada fio no rosto é desenhado, ele não nasce aleatoriamente. É meticuloso".

Carol analisa o atual momento da personagem. "A Ivana viveu muito tempo essa angústia de não saber o que estava acontecendo, mas agora tem uma certa liberdade. Está se descobrindo e indo para o mundo como ele acha que deve ser. O preconceito às vezes vem da ignorância mesmo, de as pessoas não saberem o que é aquilo diante delas, nunca viram".