Topo

"É difícil para qualquer mãe", diz Maria Fernanda Cândido sobre Ivana

Joyce vê Ivana de barba e fica chocada em "A Força do Querer" - Reprodução/GShow/A Força do Querer
Joyce vê Ivana de barba e fica chocada em "A Força do Querer" Imagem: Reprodução/GShow/A Força do Querer

Colaboração para o UOL

06/09/2017 15h36

Maria Fernanda Cândido falou no "Video Show" desta quarta-feira (6) como está sendo para Joyce encarar a mudança de Ivana (Carol Duarte) em "A Força do Querer". A atriz defende que a personagem precisa de um tempo para entender a transição de gênero da filha.

"A gente está podendo assistir a dois mundos que se encontram: o da Ivana, que sofreu muito tempo com a questão, e a dessa mãe. A Joyce diz em uma cena que desde criança sonhava em ser mãe de uma menina. Como ela vai apagar da memória a filha que teve, gerou e viu crescer? É difícil para as duas", opina.

"Deve ser difícil para qualquer mãe, independente da cabeça ser mais conservadora ou mais aberta, entender tão rapidamente todo esse processo. A Joyce precisa de um tempo, é tudo muito recente, de uma vez. A Ivana tem essa ansiedade enorme em fazer a transição, mas a Joyce precisa de um tempo. E a Ivana não tem esse tempo para dar para ela", avalia.

Os primeiros sinais da transição de gênero deixaram a personagem perplexa. "Quando ela vê a barba, os pelos, é muito chocante, principalmente porque a Joyce é muito ligada à aparência. Imagina ela ver a filha que criou como bibelô, para ter uma pele de pêssego, assim?".

A atriz se coloca no lugar. "Tenho dois filhos [Thomas, de 11 anos, e Nicolas, de 8] e sei a dimensão do amor, dessas memórias que toda mãe guarda. A Ivana está pedindo para nascer de novo. É justo esse pedido, mas a Joyce se pergunta o que faz com o que viveu até agora, os aniversários, fotografias..."