Topo

Velório de Marcelo Rezende tem brinde de familiares e emoção dos fãs

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

17/09/2017 10h31

O velório do apresentador Marcelo Rezende teve início às 10h deste domingo (17), mas logo cedo os fãs já esperavam na entrada da Assembleia Legislativa de São Paulo para garantir sua despedida. Os familiares do jornalista ergueram uma taça como última homenagem e todos se abraçaram ao final. Rezende era um grande admirador de vinho há 30 anos e com a doença não podia mais apreciar a bebida.

Lucia de Fatima de Souza, 58 anos, é fã de Rezende e estava chorando muito no velório. "Estou aqui desde as 6h30. Eu era muito fã. Ele faz aniversário dia 12 e eu dia 13. Queria muito pegar na mão dele. Passei até mal quando vi a notícia, nem dormi à noite. Estou arrasada", disse ao UOL.

Lucia de Fatima de Souza, 58 anos, estava emocionada no velório do apresentador - Gisele Alquas/UOL - Gisele Alquas/UOL
Lucia de Fatima de Souza, 58 anos, estava emocionada no velório do apresentador
Imagem: Gisele Alquas/UOL

Enquanto o filho Diego Rezende recebia os cumprimentos, as centenas de admiradores do jornalista começaram a entoar coros e aplausos ecoavam na Assembleia Legislativa.

Percival e comandante Hamilton são agarrados pelos fãs

Um dos momentos mais tumultuados foi da chegada de Percival de Souza, o comentarista do "Cidade Alerta", e comandante Hamilton, que saiu do programa em 2015. O jornalista investigativo foi agarrado por fãs ao entrar na Assembleia Legislativa.

"Estou muito abalado. Ainda não caiu a ficha. É uma perda imensa. Foi uma grande honra trabalharmos juntos, na Globo, Record. Somos amigos há 35 anos. Formamos uma dupla imbatível. Revolucionamos o formato do jornalismo popular, ele mudou a cara da notícia. Não sei como vai ser agora sem ele", disse o amigo.

Até mesmo na saída, o piloto de helicóptero foi recebido com histeria pelos fãs e teve dificuldade para se locomover na Assembleia Legislativa.

"O carinho era de pai para filho"

Corpo de Marcelo Rezende é velado em SP - Edson Lopes Jr./UOL - Edson Lopes Jr./UOL
Rodrigo Faro se emociona no velório de Marcelo Rezende
Imagem: Edson Lopes Jr./UOL

Rodrigo Faro também foi recepcionado com histeria pelos populares que acompanhavam o velório de Marcelo Rezende. Visivelmente abalado, o apresentador chegou com a mulher Vera Viel. "É uma comoção inevitável o que está acontecendo aqui. Minha mulher e minhas filhas perderam um grande amigo", disse o amigo ao UOL.

"No meu programa ele aceitou fazer o quadro 'Vai Dar Namoro', você tem noção do que é isso? Eu procurei uma namorada para o Marcelo Rezende e ele topou. Se ele aceitou uma brincadeira dessas é para vocês verem o carinho que ele tinha por mim e o carinho que eu tinha por ele. Ele se foi muito rápido, vai fazer muita falta. Estou muito emocionado", acrescentou.

Faro ainda lembrou da relação praticamente paterna que eles tinham: "O carinho que tínhamos era pai e filho. Toda vez que a gente se encontrava eu deitava no ombro dele e ele fazia um carinho em mim".

Bacci: "É parte de mim que morreu hoje"

Luiz Bacci também se emocionou ao falar com os jornalistas sobre a relação próximo com Rezende. "Um pai, um irmão, muitas vezes um filho. Era uma pessoa que tinha sobretudo o amor e tinha a gente sempre por perto. E vai ficar na minha memória o último encontro nosso, que acho que foi o último encontro dele com os amigos, que foi no meu aniversário. Ele fez uma festa linda e quis que eu levasse meus amigos e minha família".

"O que falta hoje no nosso meio de televisão é generosidade e isso esbanjava no Marcelo. Tudo o que ele fazia era para ajudar, qualquer problema ele queria resolver. É parte de mim que morreu hoje. Hoje tenho consciência de que esse amor veio de outra vida", completou.

Bacci recebeu o apelido de "Menino de Ouro" de Marcelo Rezende e fez questão de reiterar que sempre será grato por isso. "Quando eu voltei para a Record, ele falou para mim, 'Você gosta desse apelido?'. Eu disse, 'Marcelo, eu não gosto, sou apaixonado. Da mesma maneira que eu amo você'. Eu deixo bem claro que tenho meu coração tranquilo, porque em todas as oportunidades ele soube que eu o amava", disse ao UOL.

Corpo de Marcelo Rezende é velado em SP - Amauri Nehn/Brazil News - Amauri Nehn/Brazil News
Percival de Souza se despede do amigo com um beijo
Imagem: Amauri Nehn/Brazil News

Colegas se despedem

Diversos profissionais que trabalharam com Rezende e colegas da Record também estiveram no velório prestando as últimas homenagens ao jornalista. 

"As pessoas não imaginam a grandiosidade de ter a amizade do Marcelo. Eu aprendi muito, recebi carinho, amor e proteção. Graças a Deus, eu fui uma pessoa que conseguiu ficar próxima dele. Até no momento de dor ele pensava nas pessoas. Esses últimos dias foram difíceis, morreu dando exemplo. Amo eternamente", disse Fabíola Gadelha, companheira de "Cidade Alerta".

Amilcare Dallevo, presidente da RedeTV! e ex-patrão de Rezende, que comandou "Repórter Cidadão" e o "RedeTV! News" na emissora, lembrou com carinho do apresentador. "Era ele uma pessoa do bem, um grande coração e um excelente profissional. Por onde passa deixa as portas abertas. O legado que ele deixa é perseverança e sempre ir atrás da notícia. Perdi um grande amigo", disse. 

Renato Lombardi, comentarista do "Balanço Geral", também falou sobre a perda do amigo. "Ele vai fazer muita falta. É uma tristeza enorme, éramos amigos há anos, sempre forte, presente, de um caráter sem igual, um dos poucos que sabe falar com a população. O corpo foi embora mas ele sempre estará presente".

"Para a gente é uma perda profunda. Mas do ponto de vista da fé, ele esta em paz, numa vida muito melhor. Ninguém falava com o povo como ele. É um carinho que vamos levar para sempre", lamentou Marcus Vinícius Vieira, CEO da Record.

Corpo de Marcelo Rezende é velado em SP - Edson Lopes Jr./UOL - Edson Lopes Jr./UOL
Sonia Abrão esteve no velório de Marcelo Rezende
Imagem: Edson Lopes Jr./UOL

A jornalista Adriana Araújo deu a notícia ao vivo da morte do colega de emissora e não conseguiu conter as lágrimas. "Tínhamos muita esperança. Ele foi bravo, guerreiro. Ontem foi muito difícil dar a notícia ao vivo no jornal. Vivemos uma semana de muita angústia. A Record o valorizou muito. Cada um de nós sentimos o carinho do público".

"Não existia dois Marcelos, é somente aquele que todos conhecem. Isso fez do Marcelo um grande comunicador. Vou levar comigo toda minha amizade. Está muito difícil perder meu amigo", completou.

"Quando ele me disse, 'Ronie, eu não posso tomar vinho'. Foi aí que vi que ele não estava bem. As pessoas criticaram porque ele optou por tratamento ortodoxo, alternativo, mas ele sabia o que queria. Pensei em ligar e conversar, mas respeitei. Perdi um grande amigo. E que ele esteja em paz", lembrou Ronnie Von.

"São mais de 20 anos de amizade e 20 anos que ele sempre estendeu a mão para mim. Uma pessoa sempre presente, quando não de corpo, de alma. Sempre pronto para ajudar. E esse retorno de afeto do público é a importância de Marcelo Rezende. Não tem quem não esteja chorando a morte dele, tanto aos fãs quanto a imprensa", declarou Sonia Abrão.

Dudu Camargo também elogiou o apresentador: "Trabalhei com o Rezende quando tinha 13 anos no Tribunal da Tv. Aprendi demais com ele, um mestre, uma pessoa maravilhosa. Que vá em paz".

Luta contra o câncer

O jornalista morreu neste sábado (16), aos 65 anos, após lutar durante quatro meses contra um câncer no pâncreas e no fígado. A informação foi noticiada no "Cidade Alerta", programa que ele apresentou durante seis anos.

Marcelo Rezende estava internado desde a última quarta, com um quadro de pneumonia, no hospital Moriah em São Paulo, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. O jornalista deixa cinco filhos, de cinco relacionamentos diferentes, e duas netas, além da namorada, Luciana Lacerda.

Geraldo Luís ao lado do amigo Marcelo Rezende - Reprodução/Instagram/marcelorezende.oficial - Reprodução/Instagram/marcelorezende.oficial
Geraldo Luís ao lado do amigo Marcelo Rezende
Imagem: Reprodução/Instagram/marcelorezende.oficial

"Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do jornalista e apresentador Marcelo Rezende, 65 anos, às 17h45, no dia 16 de setembro de 2017, no Hospital Moriah, em São Paulo", informou o hospital, em nota à imprensa.

Nas redes sociais, companheiros de trabalho e amigos, entre eles, Ticiane Pinheiro, Amaury Jr. e a cantora Simony, lamentaram a morte.

Trajetória

Marcelo Rezende chegou à televisão somente em 1987, como repórter e editor do "Globo Esporte", na TV Globo. Dois anos depois, foi transferido para a cobertura policial e estreou com o assassinato do empresário José Carlos Nogueira Diniz Filho.

Nos anos 90, Rezende destacou-se como repórter investigativo e conquistou notoriedade com o caso da Favela Naval, exibido no "Jornal Nacional" de 31 de março de 1997, em que policiais foram registrados por um cinegrafista amador torturando e atirando em pessoas em Diadema, na Grande São Paulo.

Tornou-se apresentador em maio de 1999, no relançamento do programa "Linha Direta", que reconstituía crimes não solucionados com a narração impactante do jornalista.

Em 2002, deixou a Globo e foi contratado pela RedeTV!, onde apresentou o "Repórter Cidadão" e o "RedeTV! News". Também passou pela Band, com o programa "Tribunal na TV", em 2010. Na Record, comandou o "Cidade Alerta" em dois períodos: 2004 e entre 2012 e 2017.