Topo

Erika Januza diz que já sofreu racismo em namoros: "Tristeza"

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

21/09/2017 22h06

Escalada para viver Raquel, uma artesã que será vítima de preconceito racial em "O Outro Lado do Paraíso", próxima novela das nove da Globo, de Walcyr Carrasco, Erika Januza diz que já viveu isso algumas vezes.

Na novela, ela será namorada do personagem de Caio Paduan e sofrerá com o preconceito dos pais dele, vividos por Eliane Giardini e Luis Melo. Na vida real, a atriz já passou por situações semelhantes em mais de um relacionamento.

"Ele (namorado) me contou, mas a família não sabia que eu sabia. Não foi uma situação cômoda, tinha aquela cortina entre a gente, mas pra mim o que importava era o sentimento dele. Acho que a mente pequena era da família. A gente não pode se igualar a quem faz isso e eu levei bem, a gente enfrentou bem".

A atriz diz que não sentia raiva nem medo dos familiares do seu namorado, mas não tinha vontade de encontra-los.

"Não fiquei revoltada, foi uma coisa de tristeza, que é diferente. E aí a preocupação é com a reação do outro. 'A sua família não vai gostar de mim, mas e você?'. Eu digo que só quem é negro é que passa todo dia por alguma coisinha. Às vezes é no olhar, a gente sabe".

Apesar das dificuldades enfrentadas nestes relacionamentos, ela diz que não foi o racismo que motivou os términos. "Neste caso o amor venceu. Acabaram por outros motivos. Teve um que não deu para ir adiante porque ele queria sempre ficar escondidinho, queria ficar só em casa e evitava sair comigo. Nunca ia pro mundo, aí não deu".

Mesmo sendo famosa , Erika diz que até hoje sofre com olhares preconceituosos em alguns momentos.

"Nem todo mundo me reconhece. Sempre tem uma historinha pra contar. Meu desejo é que não tenha mais histórias para contar".

Aos 32 anos, Erika está solteira e está aberta a conhecer novas pessoas.

"Todo lugar é um bom lugar para paquerar. Só que é uma coisa que acontece, você não espera. Eu sou da época do olhar. Adoro troca de olhares".????