Quem é a Nazinha, a santa protetora de Zeca em "A Força do Querer"?

Habituada a explorar em sua novelas a cultura de países como a India e a Turquia, Glória Perez cancelou a conexão internacional em “A Força do Querer” e, em vez de ambientar parte da trama em outro país, deixou mostrar a cultura de Belém do Pará. Entre crenças herdadas da cultura indígena e a forte religiosidade paraense, chama a atenção a relação próxima que os personagens da fictícia Parazinho têm com Nazinha. É com ela que Zeca, o caminhoneiro interpretado por Marco Pigossi, confessa suas fraquezas e pede ajuda. Mas quem, afinal, é Nazinha?
Fafá de Belém, que está no elenco como Almerinda, e também atuou como consultora da autora da novela, é devota de Nossa Senhora de Nazaré desde criança e contou ao UOL que a fé da região está sendo retratada de forma fiel através dos personagens.
Nazinha, ela diz, "um manto de luz, que nos abraça". "A relação que Belém tem com a fé é muito próxima em todas as camadas da população, como você vê na novela. Aquele negócio de o Abel (o pai de Zeca, vivido pelo ator Tonico Pereira) falar: ‘Nazinha, você está vendo?’, todo mundo faz isso.”
A cantora, que interpreta a mãe de Zeca na trama, também explicou o motivo que faz o personagem ser tão apegado à santa. "O Zeca conversa com ela porque ele não sabia que tinha mãe e ele supria esse lado, já que o Abel é cabeça dura --o que é incompreensível para Zeca."
Pela fé católica, a devoção à Nossa Senhora de Nazaré teve início com uma aparição e um milagre que aconteceu em Portugal, em 1182, quando o cavaleiro D. Fuas Roupinho foi salvo pela imagem que vivia quase ignorada em uma gruta no litoral. A crença chegou ao Pará pelos jesuítas e, há mais de 200 anos é cultuada na festa Círio de Nazaré, que reúne mais de 3 milhões de pessoas todos os anos em uma das maiores procissões religiosas do Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.