Campanha de Marina Ruy Barbosa com papel higiênico revolta internautas
A peça publicitária do "primeiro papel higiênico preto do Brasil", como diz a campanha da marca Personal, fez repercutir uma polêmica em pouco tempo após seu lançamento na segunda-feira (23).
Estrelada pela atriz Marina Ruy Barbosa, a campanha foi criada pela Neogama e direcionada à mídia online. As fotos foram feitas pelo renomado Bob Wolfenson, famoso no mundo da moda.
A empresa usou como estratégia de divulgação do produto a hashtag #BlackIsBeautiful, e foi aí que a polêmica começou. No Instagram, Marina comentou: "Um lançamento que eu adorei fazer parte! O primeiro papel higiênico preto do país!".
Internautas se mostraram indignados com a referência (Black Is Beautiful), movimento cultural disseminado nos anos 60 nos Estados Unidos e que visava empoderar negros.
"Pior de tudo é a falta de bom senso em adotar #BlackIsBeautiful pra campanha, pqp a frase tem um fundo histórico", criticou uma internauta. "A questão não é o termo #Blackisbeautiful, é #produto. No mundo #representalista e antenado d #hj, o #slogan mau escolhido sabota o #branding", comentou outro. "Agora o Brasil é o único país onde se vc pesquisar #blackisbeautiful vai aparecer a Marina Ruy Barbosa e não Nina Simone", disse mais um.
Mas teve também a parcela de públicou que criticou a enorme repercussão. "Aí inventam um papel higiênico preto com o slogan #blackisbeautiful, e já são taxados de racistas", falou um internauta. "#blackisbeautiful é marca registrada? Se sim, faz sentido a polêmica em cima do termo. Do contrário, não vejo problema algum usar o slogan", falou outro.
Diante da repercussão e críticas, Marina Ruy Barbosa fechou os comentários do post que fez sobre o lançamento em sua conta do Instagram. "Miga, desativou os comentários da foto do papel higiênico preto pra ele não sofrer preconceito?", disse internauta. "Espertinha né.....não deixando seus seguidores comentarem na foto do papel higiênico preto que vc 'adorou' fazer parte aaaahhhhaaaammmmm....... Que vergonha heim dona", declarou outro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.