Topo

Campanha de Marina Ruy Barbosa com papel higiênico revolta internautas

Marina Ruy Barbosa estrela de campanha de papel higiênico - Divulgação
Marina Ruy Barbosa estrela de campanha de papel higiênico Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/10/2017 10h51

A peça publicitária do "primeiro papel higiênico preto do Brasil", como diz a campanha da marca Personal, fez repercutir uma polêmica em pouco tempo após seu lançamento na segunda-feira (23). 

Estrelada pela atriz Marina Ruy Barbosa, a campanha foi criada pela Neogama e direcionada à mídia online. As fotos foram feitas pelo renomado Bob Wolfenson, famoso no mundo da moda. 

A empresa usou como estratégia de divulgação do produto a hashtag #BlackIsBeautiful, e foi aí que a polêmica começou. No Instagram, Marina comentou: "Um lançamento que eu adorei fazer parte! O primeiro papel higiênico preto do país!". 

Internautas se mostraram indignados com a referência (Black Is Beautiful), movimento cultural disseminado nos anos 60 nos Estados Unidos e que visava empoderar negros.

"Pior de tudo é a falta de bom senso em adotar #BlackIsBeautiful pra campanha, pqp a frase tem um fundo histórico", criticou uma internauta. "A questão não é o termo #Blackisbeautiful, é #produto. No mundo #representalista e antenado d #hj, o #slogan mau escolhido sabota o #branding", comentou outro. "Agora o Brasil é o único país onde se vc pesquisar #blackisbeautiful vai aparecer a Marina Ruy Barbosa e não Nina Simone", disse mais um.

Mas teve também a parcela de públicou que criticou a enorme repercussão. "Aí inventam um papel higiênico preto com o slogan #blackisbeautiful, e já são taxados de racistas", falou um internauta. "#blackisbeautiful é marca registrada? Se sim, faz sentido a polêmica em cima do termo. Do contrário, não vejo problema algum usar o slogan", falou outro.

Diante da repercussão e críticas, Marina Ruy Barbosa fechou os comentários do post que fez sobre o lançamento em sua conta do Instagram. "Miga, desativou os comentários da foto do papel higiênico preto pra ele não sofrer preconceito?", disse internauta. "Espertinha né.....não deixando seus seguidores comentarem na foto do papel higiênico preto que vc 'adorou' fazer parte aaaahhhhaaaammmmm....... Que vergonha heim dona", declarou outro. 

A diretora de marketing da marca, Lucia Rezende, explicou a campanha: "O preto é lindo. A cor sempre foi considerada ícone de estilo e refinamento nos universos de luxo e da moda. Agora, Personal Vip Black traz este conceito também para a decoração e nossa campanha reflete essa integração entre a cor e a sofisticação".
 
Procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa de Marina Ruy Barbosa disse que não irá se manifestar. A assessoria da Personal também não comentou a polêmica até o momento.