Topo

O que muda com a passagem de dez anos em "O Outro Lado do Paraíso"

Depois de 10 anos internada como louca em um hospital psiquiátrico, Clara (Bianca Bin) volta para se vingar em "O Outro Lado do Paraíso" - Raquel Cunha / TV Globo
Depois de 10 anos internada como louca em um hospital psiquiátrico, Clara (Bianca Bin) volta para se vingar em "O Outro Lado do Paraíso" Imagem: Raquel Cunha / TV Globo

Do UOL, no Rio

27/11/2017 04h00

Em dez anos, muita coisa vai mudar em "O Outro Lado do Paraíso". A passagem de tempo que marca a virada da trama de Walcyr Carrasco está prevista para ir ao ar a partir desta segunda (27) - a semana marca a saída de Clara (Bianca Bin) da clínica psiquiátrica em que foi confinada graças a uma armação de Sophia (Marieta Severo).

Beatriz (Nathalia Timberg) se torna a grande aliada da jovem, que deseja fugir e se vingar: a ricaça dá aulas para Clara e diz a ela que possui uma fortuna escondida. São quadros valiosos que estão na casa de sua neta, Fabiana (Fernanda Rodrigues), onde a neta de Josafá (Lima Duarte) pede emprego como empregada para recuperá-los. Após a morte de Beatriz, o dinheiro vai servir para sustentar seu plano.

Para deixar o hospício, Clara conta com a ajuda de Renato (Rafael Cardoso), que aparece na clínica e se declara para a amada. Quando Beatriz morre, o médico sugere que ela entre no caixão para conseguir escapar. No entanto, nem tudo sai como o planejado, e ele se desespera ao ver os enfermeiros arremessarem o objeto ao mar.

Duda (Gloria Pires) vai ajudar Clara (Bianca Bin) - Reprodução/Divugalção/Gshow/TV Globo - Reprodução/Divugalção/Gshow/TV Globo
Duda (Gloria Pires) vai ajudar Clara (Bianca Bin)
Imagem: Reprodução/Divugalção/Gshow/TV Globo
A sorte da jovem, que quase morre, é ser encontrada por Danilo. O pescador a leva até a casa de Duda (Gloria Pires), que reconhece a jovem do passado quando era rica no Rio de Janeiro. Duda, que agora costureira e continua na mira de Natanael (Juca de Oliveira), promete ajudá-la.

Quem também dá a volta por cima é Raquel (Erika Januza), que passa no vestibular para Direito e consegue seu diploma. Mas não para por aí: ao passar no concurso para juíza, ela deixa de advogar e sente um gostinho de revanche de Nádia (Eliane Giardini), que tanto fez para separá-la de Bruno (Caio Paduan) e a tratou de forma racista.

A mãe de seu ex-namorado decide fazer um jantar para a nova juíza que irá trabalhar com Gustavo (Luis Melo), sem se saber que se trata de sua antiga empregada. A dondoca desmaia ao descobrir quem é a visita. A essa altura, Bruno já estará casado com Tônia (Patricia Elizardo).

Renato e Lívia (Grazi Massafera) também oficializam a união, e a jovem cria Tomaz (Vitor Figueiredo) como se fosse seu filho - mas Gael (Sergio Guizé) não gosta de ouvir o filho chamar sua irmã de mãe. Com a passagem de tempo, o ex-marido de Clara está em um novo relacionamento: ele namora a dermatologista Aura (Tainá Müller), que também será vítima de suas agressões. 

Já Estela (Juliana Caldas) se apaixona por Amaro (Pedro Carvalho), português que vem ao Brasil interessado em negociar esmeraldas, negócio perfeito agora que o garimpo de Sophia está a pleno vapor. Além de explorar as pedras preciosas, a mãe de Gael também encontra um amante com a atividade, o garimpeiro Mariano (Juliano Cazarré).

Com o financiamento da ricaça, graças ao golpe que armaram para cima de Clara, Samuel (Eriberto Leão) lança seu livro. Também mantém seu casamento de aparências com Suzy (Ellen Rocche) enquanto passa boa parte de seu tempo num caso extraconjugal com Cido (Rafael Zulu), motorista de Sophia.