Topo

Após demissão de Waack, Renata Lo Prete assume bancada do "Jornal da Globo"

Renata Lo Prete substitui William Waack - Reprodução/TV Globo
Renata Lo Prete substitui William Waack Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

22/12/2017 11h43

Após o anúncio da demissão de William Waack da TV Globo, a jornalista Renata Lo Prete assume definitivamente a apresentação do "Jornal da Globo" e do "Painel da Globo News", informou o comunicado da emissora, nesta sexta-feira (22). O jornalista Heraldo Pereira passa a comandar o "Jornal das Dez" da GloboNews.

Após a divulgação de um vídeo no qual aparece fazendo um comentário racista, a Globo rescindiu contrato com Waack. A informação foi divulgada em um comunicado oficial da emissora nesta sexta. 

Segue na íntegra o comunicado enviado pelo diretor de Jornalismo, Ali Kamel, sobre as mudanças:

Dois de nossos mais importantes telejornais têm novos apresentadores. Renata Lo Prete, que vinha apresentando o Jornal da Globo como interina, passa imediatamente após o Natal a ser a titular do telejornal. Heraldo Pereira, a partir do ano que vem, será o novo apresentador do Jornal das Dez, da Globo News. São dois dos mais talentosos jornalistas brasileiros liderando duas das mais importantes de nossas bancadas. Renata Lo Prete será também a titular do programa Painel, da Globo News.

Renata Lo Prete está na Globo News desde 2012. Primeiro como comentarista e logo depois como editora de política do Jornal das Dez. Em agosto deste ano, assumiu a apresentação do telejornal. Em todas essas funções, revelou a grande jornalista que é, com capacidade de analisar os fatos da política com precisão e clareza, tornando-se uma referência na televisão brasileira. Renata veio da Folha de S. Paulo onde exerceu, entre outras, as funções de repórter, correspondente em Nova York, ombudsman e editora da coluna Painel. Em 2005, recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo pelas entrevistas que revelaram o escândalo do mensalão. Antes, trabalhou também no Jornal da Tarde. Formou-se em jornalismo pela Universidade de São Paulo em 1984.

Entenda o caso

Um vídeo com William Waack conversando nos bastidores, pouco antes de uma entrada ao vivo de Washington (EUA), na cobertura da vitória de Donald Trump na eleição presidencial, no ano passado, mostra o jornalista xingando um motorista que passa buzinando. "Está buzinando por quê, seu merd* do cacete?"

Depois, Waack diz claramente: "Deve ser um, com certeza, não vou nem falar de quem, eu sei quem é, sabe o que é?" O entrevistado, o jornalista e diretor do Wilson Center, Paulo Sotero, faz cara de dúvida.

A seguir, o âncora cochicha, mas não é possível identificar com clareza suas palavras. Internautas, que levaram o assunto aos "trending topics" do Twitter, afirmam que ele diz: "Preto, né? É coisa de preto com certeza".

No mesmo dia que o vídeo vazou, em 8 de novembro, Waack não apresentou o "Jornal da Globo". Renata Lo Prete, sua substituta oficial, assumiu a bancada do telejornal. Em comunicado, a Globo informou que afastou Waack de suas funções pelos comentários "ao que tudo indica, de cunho racista".