Topo

Ator de pegadinhas Montanha é internado com crise renal e precisa de UTI

O ator de pegadinhas Gilberto Augusto Félix, conhecido como Montanha - Reprodução/Record
O ator de pegadinhas Gilberto Augusto Félix, conhecido como Montanha Imagem: Reprodução/Record

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

29/01/2018 14h45

Ex-ator de pegadinhas de Silvio Santos, Gilberto Augusto Félix, o Montanha, está internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Itanhaém, litoral de São Paulo. O humorista de 52 anos, que é diabético e amputou a perna esquerda, sofreu uma crise renal provocada por hiperglicemia (taxa elevada de açúcar no sangue) e foi levado às pressas ao hospital público pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

"A diabete dele subiu muito, na quinta (25) estava com quase 500 e hoje chegou a 600 [a glicemia é considerada sob controle entre 70 e 99mg/dL]. Está com muita dificuldade para respirar e a pressão abaixou muito. O estado dele é grave", explica a mulher de Gilberto, Silvia Cristiane, ao UOL.

Montanha está na sala de repouso da UPA desde quinta, mas precisa ser transferido com urgência para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A glicemia extremamente alta comprometeu a função renal do humorista.

A mulher de Montanha busca desesperadamente uma vaga em hospitais próximos com os equipamentos necessários para o marido se submeter a diálise. Ela chegou a ir ao fórum local para tentar transferir o marido, mas deve receber uma resposta até a manhã desta terça.

Montanha e Silvia Cristiane se casaram em 20 de janeiro - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Montanha e Silvia Cristiane se casaram em 20 de janeiro
Imagem: Reprodução/Facebook
"O rim está praticamente parando. Ele tem que ser transferido para Guarujá ou Santos. O médico disse que ali há uma UTI especializada. Ele está urninando muito pouco. Aqui, ele deu uma reagida, mas precisa imediatamente fazer diálise", afirma Silvia Cristiane.

Montanha se casou no último dia 20, após quase dois anos namorando Silvia, que percebeu o mal-estar do marido dias antes de ir ao cartório: "Ele se fez de forte para casar, foi até de andador. Mas estava muito pálido. Saímos do cartório e fomos para a Upa. Ele tomou soro e estabilizou a diabete. Voltamos para casa, mas foi piorando".

Fora da TV, Montanha sobrevive com um quiosque na praia de Mongaguá. Ele já ficou internado em 2013 e 2015, quando precisou amputar a perna esquerda.