Topo

"Cena riquíssima", diz Juca de Oliveira sobre morte de Natanael em novela

Juca de Oliveira em sua última cena na novela "O Outro Lado do Paraíso" - Reprodução/TV Globo
Juca de Oliveira em sua última cena na novela "O Outro Lado do Paraíso" Imagem: Reprodução/TV Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

30/01/2018 19h02

O “Outro Lado do Paraíso” bateu recorde de audiência nesta segunda-feira (29), ultrapassando 44 pontos de média em São Paulo. O público vibrou com a morte de Natanael, que tentou matar a ex-nora pela terceira vez, mas falhou. A cena também foi alvo de críticas e piadas nas redes sociais por conta do excesso de melodrama. Para Juca de Oliveira, cujo personagem sofreu um infarto fulminante, a sequência possui muitas qualidades.

"A cena é um acerto de contas dele com ele próprio, e com a Duda, que é a grande vítima da ambição, da falta de caráter dele. É uma cena riquíssima. De um modo geral, essas cenas de acerto de contas, a parte final do grande conflito, são as cenas mais ricas. As suas possibilidades são infinitamente maiores do que cenas simples. Você procura fazer no limite da sua possibilidade, e fica torcendo para que tenha ficado bom", afirma o ator ao UOL.

Oliveira também se diz feliz com o resultado no ar. “Eu assisti. Fiquei satisfeito com a cena, ficou boa. E fiquei muito feliz também com o papel. [Tenho que] Agradecer ao Walcyr Carrasco. Maurinho [Mauro Mendonça Filho, diretor artístico] que é um profundo conhecedor da televisão. Pra não falar na Gloria Pires, a grande paixão da novela, uma estrela absolutamente genial. Foi um trabalho extremamente prazeroso em todos os pontos de vista”.

A novela também tem sido questionada pelos rumos de algumas tramas, como no caso do retorno de Renan (Marcello Novaes), que todos acreditavam estar morto. Oliveira, que já atua em telenovelas há quase cinquenta anos, não vê nada de absurdo na situação.

“Não é uma surpresa [a volta de um personagem morto], isso existe em toda dramaturgia o tempo todo. Não acho absolutamente nada de extraordinário. Tanto é que a audiência está alta, não é? Vamos supor: se você tivesse feito determinado tipo de solução dramática que fosse considerada eventualmente absurda ou fora de propósito, consequentemente a audiência deveria baixar. Não é absolutamente isso que acontece, as pessoas estão vendo cada vez mais”, justifica o ator.

Veteranos

Fernanda Montenegro, Laura Cardoso, Lima Duarte e Juca de Oliveira conversam durante leitura de textos de "O Outro Lado do Paraíso", próxima novela das nove - Reprodução/Instagram/barbararaquelpaz - Reprodução/Instagram/barbararaquelpaz
Fernanda Montenegro, Laura Cardoso, Lima Duarte e Juca de Oliveira conversam durante leitura de textos de "O Outro Lado do Paraíso"
Imagem: Reprodução/Instagram/barbararaquelpaz
Veterano da TV, Juca diz que teve um grande privilégio em atuar em um elenco que reúne outros medalhões como Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Laura Cardoso e Ana Lúcia Torre.

Ao contrário de outros colegas, ele acredita que os atores mais velhos sempre tiveram um espaço na telinha. “Eu acho que toda novela tem elenco veterano. Os idosos acabam sempre trabalhando de uma forma relativamente igual aos jovens. Evidente que o número de jovens é infinitamente maior, por isso o número maior de papeis jovens que para idosos. Você veja, eu estou sempre trabalhando, o Lima [Duarte] está sempre trabalhando, a Laura está sempre trabalhando, não é verdade?”, questiona, afirmando que nunca passou por um longo período sem emprego.