Topo

Vencedora do "MasterChef" perde 40 quilos e vira empresária: "Tudo mudou"

Izabel Alvares antes e depois da dieta que fez a perder 40 quilos. Agora a chef é empresária do universo fit - Reprodução/Montagem UOL
Izabel Alvares antes e depois da dieta que fez a perder 40 quilos. Agora a chef é empresária do universo fit Imagem: Reprodução/Montagem UOL

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

13/03/2018 04h00

Vencedora da segunda edição do "MasterChef Brasil", Izabel Alvares decidiu se arriscar no universo fit. Depois de perder 40 quilos, graças a uma dieta lowcarb, ela lança o projeto Magrela, que começou como um site de receitas, passou por uma fase de produção sob encomenda e agora virou uma marca. A partir de maio, Izabel vai comercializar seus produtos por meio de aplicativo e em lugares especializados.

“Nada foi planejado, mas eu estou bem feliz com tudo que está acontecendo. A gastronomia sempre foi uma paixão, só que a minha relação com a comida era ruim e isso mudou a partir do momento que descobri uma dieta de baixa ingestão de carboidratos e da diminuição de farinha e açúcares, que viram energia muito rápido no sangue. Perdi 40 quilos e descobri um nicho. Descobri também uma filosofia de vida, um caminho alternativo que quero propagar. Tudo mudou”, conta.

"A gastronomia sempre foi uma paixão, só que a minha relação com a comida era ruim", contou Izabel Alvares - Reprodução/Instagram/@izabel_alvares - Reprodução/Instagram/@izabel_alvares
"A gastronomia sempre foi uma paixão, só que a minha relação com a comida era ruim", contou Izabel Alvares
Imagem: Reprodução/Instagram/@izabel_alvares
Aos 34 anos, a carioca, que é formada em Comunicação Social, recebeu o prêmio de melhor cozinheira amadora do país em 2015, ao vencer o reality show da Band, um dos mais bem sucedidos da televisão.

Ela chegou a ser eliminada após apresentar uma lasanha duvidosa aos jurados - Paola Carosella, Henrique Fogaça e Érick  Jacquin - e muitas vezes foi avaliada como ansiosa, mas muito determinada.

“Meu negócio sempre foi meter a mão na massa, mas acho importante saber sobre gestão para poder ter um controle do negócio, da marca. Estamos ampliando a atuação no mercado de alimentação fit e faço questão de manter o projeto inicial, o Magrela, artesanal, sem conservantes e feito por mim”, explica Izabel, que ainda vive às voltas com workshops, consultorias, desenvolvimento de cardápios e até preparação de jantares sob medida.

Izabel diz que sente muito orgulho de ter participado do "MasterChef" e lamenta a distância dos outros participantes da sua edição. “Só mantenho contato mesmo com o Raul. Tem um grupo WhatsApp, mas me comunico pouco. Estou no Rio, né? Fico meio isolada porque todo mundo está em São Paulo”, conta chef.

Já com o trio de jurados, ela não tem nenhuma proximidade. “Eles não são amigos da gente, eles ficam ali meio no pedestal, protegidos. Com o Jacquin, desenvolvi um pouquinho de intimidade por tê-lo encontrado em alguns eventos sociais. Ele é bem amoroso. O Fogaça também. A Paola é que não dá muita colher de chá."

Bem diferente da época do programa, mais magra e de cabelos curtos, Izabel diz que praticamente não é reconhecida nas ruas.  “As pessoas dizem que eu sou a cara de uma participante do 'MasterChef', só que magra. Quando explico que sou eu mesma, que emagreci, aí vira um evento”, conta, às gargalhadas.

“No período que emagreci, corria seis vezes por semana e fazia musculação. Vi que, se eu não fizesse exercícios físicos, ficaria muito mole, teria que fazer plástica e não queria isso. Corri atrás do prejuízo para manter um tônus razoável.”