Topo

Xuxa admite alteração na voz e revela: "Tenho fenda na corda vocal"

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

21/03/2018 04h00

Desde que começou a apresentar o "Dancing Brasil", reality show da Record, no ano passado, fãs e seguidores mais atentos de Xuxa apontaram uma diferença na voz da eterna rainha dos baixinhos. Nesta semana, em conversa por e-mail com o UOL, a apresentadora admitiu uma alteração em sua voz, resultado, ela revelou, de uma "fenda na corda vocal" que vem tratando com uma fonoaudióloga.

"É fato [que aconteceu a mudança na minha voz]. Tenho fenda na corda e estou fazendo fonoaudióloga", respondeu Xuxa ao ser questionada se sua voz realmente havia mudado.

Segundo Claudia Cotes, doutora em fonoaudiologia pela PUC-SP, uma fenda ocorre quando duas pregas vocais não se fecham completamente. O resultado disso é o cansaço para falar ou a rouquidão. Existem seis tipos de fendas, geralmente resultado de alteração muscular e esforço, diz a profissional.

No ano passado, a reportagem do UOL pediu para que uma fonoaudióloga e dois otorrinolaringologistas assistissem a alguns vídeos de Xuxa em momentos distintos de sua carreira --nos anos 1980, 1990 e 2017-- e fizessem uma avaliação se realmente havia mudança na voz da apresentadora. Os três foram unânimes em dizer que sim.

Ângela Maria de Castro, que trabalha com Xuxa há 24 na parte de colocação de voz cantada, também foi ouvida pela reportagem. Na ocasião, a profissional refutou uma alteração no timbre de Xuxa e afirmou apenas que a apresentadora "tem uma voz linda, saudável e inconfundível".

"Quem disser que está no ponto, morreu"

Um ano após a sua estreia no reality musical, formato novo para a apresentadora, Xuxa também falou ao UOL sobre o que tem aprendido ao longo deste período.

"Eu estou aprendendo muito: como usar ponto, como fazer formato, como fazer ao vivo, aprendendo sobre dança, ritmos, aprendendo a dançar. É aprendizado no começo, no meio e no fim", disse.

A apresentadora também avalia como um período de aprendizado os últimos três anos, desde que deixou a Globo e foi contratada pela Record, onde estreou com um programa de variedades que acabou não decolando na audiência. "Com certeza mudei e estou mudando. Aprendendo é a palavra-chave. Estou aprendendo muito. Quem disser que está no ponto, morreu. Eu tenho muita coisa pra fazer, aprender, errar e viver".

Xuxa também confirma que está em negociações para apresentar um programa na TV Argentina.

"Eu ia fazer um programa na Argentina, mas foi bem na época da segunda temporada [do "Dancing Brasil"], quando emendou uma na outra. Tenho possibilidade de fazer outro programa lá depois que começar a turnê de shows, ou seja, está cedo pra falar nisso agora, espera um pouco que direi com mais certeza", desconversou.