Topo

Ivo Holanda revela ter sido ameaçado em pegadinha: "O cara puxou uma faca"

Ivo Holanda e Adriano Arbol fingem ser flanelinhas em gravação do "Câmera Escondida" - Divulgação/SBT
Ivo Holanda e Adriano Arbol fingem ser flanelinhas em gravação do "Câmera Escondida" Imagem: Divulgação/SBT

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

03/04/2018 04h00

Ivo Holanda por pouco não se meteu em uma enrascada que poderia terminar muito mal ao se fingir de flanelinha em pegadinha exibida no último domingo (1º) no quadro "Câmera Escondida", do "Programa Silvio Santos". Durante a gravação, que terminou com o humorista enquadrado por dois policiais, ela afirma que chegou a ser ameaçado por um motorista com uma faca.

Na brincadeira, Holanda e o parceiro Adriano Arbol lavavam os parabrisas dos carros em um semáforo sem autorização dos donos dos veículos. Após irritarem os motoristas por cobrarem pela limpeza, a dupla jogava um balde de lama no carro. Um motorista acabou descendo do carro e perseguindo Holanda, que foi enquadrado por um policial.

"Às vezes têm coisas que acontecem que eu não percebo. Quando eu corri, a vítima [da pegadinha] correu atrás de mim e o policial desceu da moto. O Adriano ficou na frente do policial e gritou, 'Calma aí, é uma gravação! É uma gravação!'. A policial, então, gritou para o outro policial: 'É o Ivo Holanda!'. Ela me reconheceu rápido", contou ele ao UOL.

A enquadrada policial acabou bem e foi exibida pelo quadro. Mas esse não foi o momento mais tenso da gravação. Segundo Holanda, em uma das cenas que não foi ao ar, um motorista o surpreendeu ao mostrar uma arma: "Um cara puxou uma faca da porta do carro e eu gritei: 'Produção, o cara está com uma faca!'. Daí ele escondeu".

O humorista, que já chegou a apanhar situações como a vivida na pegadinha do último domingo, afirma estar acostumado com imprevistos, mas não nega que teve medo durante a gravação.

Ivo Holanda é enquadrado por policiais durante gravação de "Câmera Escondida" - Divulgação/SBT - Divulgação/SBT
Ivo Holanda é enquadrado por policiais durante gravação de "Câmera Escondida"
Imagem: Divulgação/SBT
"Os caras pensam que tudo é maravilha, mas para quem está fazendo não é fácil. Uma das coisas que acontecem é que as vítimas ficam cismadas com a gente e aí eu fico sem jogo de cintura. Eu não tenho mais aquele pique de correr muito", diz. "Eu fiquei assustado porque às vezes o policial pode sacar uma arma, sei lá".

Considerado o "rei das pegadinhas", Holanda afirma que, aos 82 anos, ainda costuma topar todas as ideias propostas para gravar a "Câmera Escondida". Mas afirma que hoje prefere se colocar à disposição para as brincadeiras mais leves.

"Eu não tenho mais aquele pique, então eu faço pegadinhas mais 'lights'. A produção sabe disso. Tenho que fazer algumas em que a vítima não venha tanto para cima de mim e que eu tenha como correr. Essa do flanelinha já não teve muito jeito porque o cara veio pra cima".

Plano de saúde vitalício

Ivo Holanda diz ter plano de saúde vitalício para fazer pegadinhas do SBT - Marisa Cauduro/ Folhapress - Marisa Cauduro/ Folhapress
Ivo Holanda diz ter plano de saúde vitalício para fazer pegadinhas do SBT
Imagem: Marisa Cauduro/ Folhapress
Já aposentado, o ator diz que ganhou de Silvio Santos um plano de saúde vitalício após ter sido demitido e readimitido pelo próprio patrão.

"Eu tinha sido mandado embora, fui ao SBT assinar uns negócios quando vi o Silvio e acenei para ele. Ele falou: 'Você continua gravando, né?'. Eu falei: 'Não'. No dia seguinte me ligaram para gravar. Daí quando fui contratado ganhei o plano", lembra.

Holanda diz que, além de sua satisfação como humorista, o convênio médico é o que o faz continuar gravando pegadinhas para o programa. "A coisa mais feliz nessa vida é chegar com certa idade, fazer um pé de meia e ter uma coisa que se chama convênio médico. Eu sou aposentado como bancário e tenho o convênio pelo SBT, que é a minha vida".