Topo

Falta de criatividade? "O Outro Lado do Paraíso" termina se repetindo

Os três julgamentos de "O Outro Lado do Paraíso" foram praticamente iguais - Reprodução/Globo/Montagem UOL
Os três julgamentos de "O Outro Lado do Paraíso" foram praticamente iguais Imagem: Reprodução/Globo/Montagem UOL

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

11/05/2018 13h57

"O Outro Lado do Paraíso" termina nesta sexta-feira (11) como uma sensação de déjà-vu. Isso porque, o julgamento de Sophia, grande clímax da novela, já aconteceu na novela. Entretanto, os réus e juízes eram outros.

A trama foi parar diversas vezes no tribunal com três grandes destaques: o julgamento de Beth (Gloria Pires), de Vinícius (Flávio Tolezani) e agora o de Sophia. Os três julgamentos, em questões dramatúrgicas, são praticamente iguais.

Nos três havia uma pessoa importante da história no banco dos réus. Em todas as ocasiões quase todos os outros personagens da novela estavam presentes. Todos tiveram cidadãos testemunhando e um jogo de cena entre os advogados de defesa e acusação.

Mas as semelhanças vão além.

Nos três, a pessoa sentada no banco dos réus estava certa de qual seria o seu destino, até que, do nada, surgiu uma testemunha surpresa, que mudou o rumo dos julgamentos. Aliás, em dois desses casos, a tal testemunha era uma pessoa que todos acreditavam estar morta, mas que voltou do túmulo para se manifestar no tribunal.

Mariano (Juliano Cazarré), que levou tesouradas e foi enterrado, voltou para atormentar Sophia. Renan (Marcello Novaes), que parecia ter morrido, voltou para livrar a cara de Beth. No julgamento de Vinícius, Tiana (Ilva  Niño), uma ex-empregada da família, apareceu e foi responsável por desmascarar o delegado.

Em todos os tribunais, a pessoa que estava sendo julgada decidiu contar toda a verdade, nos mínimos detalhes. No caso de Beth, ela contou tudo sobre sua vida. Vinícius confessou seus crimes, e Sophia também falará, em alto e bom tom, todo o mal que cometeu. 

Suficiente? E o fato que, em dois desses julgamentos, uma pessoa passou mal e a corte precisou entrar em recesso. Beth sentiu dores na cabeça em seu julgamento e teve que ser retirada do local, e foi para o hospital. Sophia teve um AVC, e foi para o hospital. 

Seria auto referência ou falta de criatividade?