Topo

"Pedia pra ligar para o céu", lembra Lyandra, filha do sertanejo Leandro

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

31/05/2018 04h00

Lyandra Costa tem vagas lembranças da sua infância com o pai, o cantor Leandro. Quando o sertanejo morreu, em junho de 1998, ela tinha apenas 3 anos e se recorda das frequentes ligações dele do hospital, enquanto se tratava de um raro câncer no pulmão em São Paulo.

"Lembro que ele me ligava quase todo dia. Quado parou, comecei a sofrer muito. Pedia para minha mãe [a empresária Andréa Mota] ligar pra ele, ela falava: 'Não dá, papai está no céu'. Eu ia lá fora, olhava para o céu, chorava, pedia para ligar para o céu. De certa forma, senti que ele não estava mais lá, acho que foi rápida minha consciência", conta.

Lyandra ainda bebê no colo do pai Leandro: "Olhava para o céu chorava, pedia para ligar para o céu. De certa forma, senti que ele não estava mais lá, acho que foi rápida minha consciência" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Lyandra ainda bebê no colo do pai Leandro
Imagem: Reprodução/Instagram
Com o tempo, a jovem tentou preservar a memória do pai através de vídeos e até hoje recebe a ajuda de fãs da dupla Leandro e Leonardo que interagem pelas redes sociais com lembranças do cantor.

"Sempre tento colocá-lo no meu dia. Era muito pequena, mas tenho sim algumas lembranças dele... Neste ano ele vai fazer muita falta na minha vida por conta da minha formatura, vai ser muito difícil sem ele, mas, pelo que as pessoas falam também, meu pai estaria orgulhoso de mim. Isso me dá muita força. Os fãs me marcam em fotos, isso ajuda a manter viva a memória dele. Recebo muita mensagem boa."

Aos 22 anos, Lyandra se forma em medicina em novembro próximo e fará uma homenagem ao pai na colação de grau. "Decidi fazer medicina porque sempre gostei muito de lidar com gente, de ajudar, de ver as pessoas melhorando, evoluindo bem. Sou muito feliz assim".

Apesar de ser apenas um hobby, a jovem admite que adora cantar sertanejo e tem em seu pai sua maior inspiração. Focada na faculdade, ela não descarta seguir a carreira artística no futuro.

"Ele é uma inspiração com certeza absoluta. Acho que tenho um dom graças a ele. Sempre que canto lembro dele e eu amo sertanejo, Marília Mendonça, Maiara e Maraisa, amo cantar sertanejo", conta.

Lyandra é muito parecida com a mãe Andréa Mota - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Lyandra é muito parecida com a mãe Andréa Mota
Imagem: Reprodução/Instagram
Ser batizada com um nome inspirado no de Leandro é motivo de orgulho para Lyandra. Ela conta que escolha foi uma decisão dos pais juntos na época.

"Foi uma homenagem pra ele sim. Várias pessoas me mandam mensagem e falam que o nome é Lyandra por minha causa. Acho isso muito legal porque meus pais acabaram influenciando muita gente ao colocar esse nome também. É um nome lindo, de manter também a memória dele viva. Gosto muito."

Apesar de ter convivido pouco com o pai famoso, ela revela que tem uma relação espiritual com ele.

"No passado, sonhava bastante com ele. No último sonho, chorei muito porque foi muito real, sabia que estava sonhando, sabia que ele estava lá, mas que ele ia ter que ir embora. Chorei muito quando acordei, sofri, parei de sonhar", lembra.

Recentemente, uma foto de Lyandra e Jéssica Beatriz, filha de Leonardo, chamou a atenção. A amizade das primas é forte desde a infância. "Sou madrinha do Noah, filhinho dela. Estudamos na mesma escola quando éramos crianças", diz.

Além de Lyandra, Leandro deixou mais três herdeiros: Thiago Costa, Leandro Borges e o caçula, Leandro Costa, que tinha meses de vida quando o pai morreu.

Há três anos, ela namora o engenheiro civil Lucas Santos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Há três anos, ela namora o engenheiro civil Lucas Santos
Imagem: Reprodução/Instagram

Influenciadora

Com os cabelos loiros e olhos azuis herdados da mãe, Lyandra tem mais de 200 mil seguidores no Instagram e chama a atenção por sua beleza. Além de fazer estágio na sua área, ela faz alguns trabalhos como modelo na rede social. A jovem admite que é bastante vaidosa com a pele e mantém uma alimentação saudável. Ela pretende se especializar em dermatologia.

"Tenho uma rotina rigorosa com a minha pele, evito pegar sol no rosto, passo filtro solar duas vezes ao dia, jamais durmo de maquiagem. Acho que vou ser uma dermato muito cuidadosa com a pele dos meus pacientes também. Amo cuidado com a pele, cabelo, sou super vaidosa".

Para cuidar da saúde, Lyandra vai à academia três vezes na semana e mantém uma alimentação saudável. "Busco não comer doce durante a semana. Relaxo mais final de semana, durante a semana sou bem rigorosa. Gosto muito de rotina, tenho uma alimentação bem regrada. Quando estou de TPM ou muito a fim de comer doce, não me privo de jeito nenhum. Acho que sou saudável, mas não sou paranoica", explica.

Há três anos, ela namora o engenheiro civil Lucas Santos. Ele mora em São Paulo e o casal gosta de fazer programas calmos.

"A gente está sempre junto, somos muito amigos. Não exponho tanto meu namoro nas redes sociais, prefiro ser mais discreta. Gostamos de estar rodeados de amigos,  sair, ir ao cinema, parque, festas, viajar. A gente é bem companheiro. Estou muito feliz assim com ele."