Topo

Famosos

Justiça exclui Fontenelle da herança de Marcos Paulo; atriz vai recorrer

Orlando Oliveira/AgNews
Antonia Fontenell e Marcos Paulo na festa de encerramento do 9° Amazonas Film Festival Imagem: Orlando Oliveira/AgNews

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

04/06/2018 20h50

A ministra Maria Isabel Galloti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o agravo em que Antonia Fontenelle pede o reconhecimento como herdeira do diretor Marcos Paulo (1951-2012), morto após uma embolia pulmonar. A informação foi confirmada pelo advogado da atriz e apresentadora, Carlos Sanseverino. 

"É isso mesmo, a informação procede. No primeiro despacho da ministra, não tivemos uma decisão favorável e vamos recorrer", avisou ele, em contato com a reportagem do UOL, por telefone, nesta segunda-feira (4). 

Horas depois da decisão, Antonia Fontenelle fez um desabafo, em vídeo publicado no Instagram, no qual admite a derrota parcial e fala sobre o sentimento de "perseguição".

"A ministra não me reconheceu como herdeira, mas vamos recorrer ao colegiado. Ainda faltam quatro ministros. Mas, disso tudo, o que me deixa absurdamente triste é esse sentimento de perseguição. Eu me sinto muito perseguida por mulheres. E isso é uma sensação tão ruim. Mas eu ainda acredito na Justiça. Eu tenho certeza que nem todos os ministros pensam igual a senhora, ministra. Porque naquela pilha de documentos que a senhora leu, a senhora sabe muito bem que eu fui esposa do Marcos Paulo. Então, como mulher, essa decisão é inadmissível", desabafou Antonia. (Assista ao vídeo, na íntegra, abaixo)

UOL também entrou em contato com o inventariante do espólio de Marcos Paulo, o advogado João Paulo Lins e Silva, mas não obteve retorno.

Briga já dura quase 6 anos

Depois de quase seis anos de briga na justiça com as três filhas do diretor, Antônia Fontenelle teve em agosto de 2017 seu direito na herança de Marcos Paulo reconhecido em instância inferior. Na ocasião, três desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio decidiram por unanimidade que a apresentadora é herdeira da fortuna

Em seguida, a disputa foi parar no STJ. Desde então, a atriz tenta se entender com Vanessa, filha de Marcos Paulo com uma ex-modelo italiana; Mariana, do relacionamento com Renata Sorrah; e Giulia, filha que ele teve com Flávia Alessandra.

Marcos Paulo morreu em novembro de 2012, aos 61 anos, vítima de embolia pulmonar. Pouco antes, ele escreveu uma carta garantindo que a mulher teria direito a 60% de seus bens e investimentos. Esse documento, porém, não foi reconhecido em cartório e é passível de discussão. A herança deixada pelo diretor é avaliada em R$ 30 milhões.

Em entrevista ao UOLFontenelle mandou um recado direto ao advogado João Paulo Lins e Silva, inventariante do espólio.

"Como herdeira do Marcos Paulo eu exijo que o inventariante Sr João Paulo Lins e Silva cumpra a decisão judicial que me reconheceu como herdeira. Ele até hoje não reapresentou as primeiras declarações. O inventariante é responsável por fazer o processo andar. Meus advogados, inclusive, há meses pediram para ele prestar informações no processo da administração dos bens do espólio e até agora nada. Assim como eu, a Vanessa filha mais velha do Marcos também pediu a prestação de contas e até agora nada. O inventariante só se manifesta no processo quando o juiz determina. Se ele fosse mais atuante a situação estaria bem avançada", disse ela, na ocasião.