Topo

Mulheres protestam contra o apresentador Sikera Junior em emissora de TV

Do UOL, em São Paulo

09/06/2018 16h15

Um grupo de mulheres protestou contra o apresentador Sikera Junior, que em 2016 ficou famoso por rogar praga em maconheiros, em frente à sede da TV Arapuan, afiliada da RedeTV! na Paraíba. No programa "Cidade em Ação", ele disse que mulher que não pinta a unha é "sebosa" e chamou uma rapper de "feminista mal amada, obesa e revoltada".

A manifestação, organizada por movimentos feministas como Articulação de Mulheres Brasileiras e Mulheres em Luta, aconteceu na tarde da última sexta-feira (8) e reuniu dezenas de mulheres pedindo a saída de Sikera Junior da emissora.

Na última terça, Sikera Junior disse em seu programa que mulher que não pinta as unhas é "sebosa", citando uma mulher presa acusada de traficar drogas com uma adolescente.

"Ela não pinta as unhas. Mulher que não pinta a unha é sebosa! Papai e mamãe já diziam: 'Meu filho'", e a produção do programa gritou: "Sebosa! Sebosa!". Sikera continuou: "E a igreja se manifesta!". A equipe de TV gritou mais alto: "Sebosa! Sebosa!". O apresentador prosseguiu: "Minha mãe já dizia: 'Juninho, escolha sua namorada, sua mulher, sua noiva, pelo pé. Mulher que não pinta a unha do pé é sebosa'. Repita comigo, igreja: mulher que não pinta a unha é...". E a produção do programa gritou: "Sebosa!".

O apresentador Sikera Junior diz que mulher que não pinta a unha é "sebosa" em seu programa na TV Arapuan, afiliada da RedeTV! na Paraíba - Reprodução/TV Arapuan - Reprodução/TV Arapuan
O apresentador Sikera Junior diz que mulher que não pinta a unha é "sebosa" em seu programa na TV Arapuan
Imagem: Reprodução/TV Arapuan

Reação

A jornalista e rapper paraibana Kalyne Lima se revoltou com o comentário de Sikera Junior e o chamou de "macho escoto, preconceituoso, machista, misógino", além de incentivar boicote à TV Arapuan.

"A TV Arapuan, que sempre pareceu prezar pelo bom serviço, que conta com excelentes profissionais, alguns de que tenho o privilégio de conhecer e aprender, está prestando um desserviço à Paraíba ao trazer essa figura chamada Sikera Junior, que hoje disse em alto e bom som, que mulher que não pinta a unha é 'sebosa, nojenta', inclusive solicitando que sua "igreja" repetisse em coro tais agressões. Eu só digo uma coisa, em pleno século 21, a última coisa que precisamos é de macho escroto, preconceituoso, machista, misógino e emocionado, ditando regra para as mulheres. Então TV Arapuan, segure a onda porque o boicote é inevitável", escreveu ela no Facebook.

No dia seguinte, em seu programa, Sikera Junior rebateu com ironia o protesto de Kalyne Lima e a chamou de "feminista mal amada, obesa e revoltada". no final do vídeo, publicado pela rapper, o apresentador a mandou "à m..."

"Ligou uma feminista, normalmente mal amada, o marido deixou porque não aguentou ela, não é? Vira cantora de rap. Não tenho problema porque você ficou obesa, inventou de ser cantora, não tenho nada a ver com isso, é problema seu. Você é mal amada, ninguém te quer, então você fica revoltada com as brincadeiras que a gente faz aqui. Se você está achando que eu vou mudar, eu não vou mudar. Se você vir via Justiça para me processar, fique à vontade. Garanto que você vai perder porque é pequeno. Você vai perder tempo e dinheiro", respondeu o apresentador.

Emissora pede desculpas

Por causa da repercussão negativa dos comentários de Sikera Junior, a TV Arapuan emitiu uma nota se desculpando com quem se ofendeu com as opiniões do apresentador e informando que elas não refletem o posicionamento da emissora.

"As ideias expressas no programa 'Cidade em Ação', conduzido por Sikera Junior, refletem o pensamento do apresentador --e a despeito de estar sempre atento às responsabilidades que lhes são atribuídas sobre todos os temas abordados em seus produtos jornalísticos, o Sistema Arapuan não necessariamente comunga com os valores defendidos por seus profissionais --cujas ideias jamais são tolhidas em respeito a um princípio inalienável: o direito de expressão livre e plural. Pedimos sinceras desculpas a todos que se sentiram ofendidos e reafirmamos nosso compromisso com a Paraíba e com os paraibanos", comunicou a emissora.

A resposta

Uma publicação compartilhada por Kalyne Lima (@kalynelimamc)

em

Foto Márcio Ramos

Uma publicação compartilhada por Kalyne Lima (@kalynelimamc)

em

Reafirmamos nosso respeito com a Paraíba! #Nota

Uma publicação compartilhada por TV Arapuan (@tvarapuan)

em