Topo

Faustão não aceita fim do nome Projac e cutuca presidente do Grupo Globo

Faustão não aceita fim do nome Projac e cutuca presidente do Grupo Globo - Reprodução/TV Globo
Faustão não aceita fim do nome Projac e cutuca presidente do Grupo Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

17/06/2018 18h13

Fausto Silva demonstrou revolta com a alteração do nome oficial do complexo de teledramaturgia da Globo, durante o "Domingão", neste domingo (17). Desde 2016, o centro de produção Projac, localizado na zona oeste do Rio, passou a ser chamado de Estúdios Globo.

Segundo Faustão, o responsável pela mudança seria o executivo Roberto Irineu Marinho, presidente do Conselho do Grupo Globo, que, segundo o apresentador, era a única pessoa que não gostava do antigo nome.

"Martinha, a voz do Projac... Ah, é proibido falar Projac. Por que eu não posso falar Projac? Eu nasci no Projac. Projac é tão legal. Só o seu Roberto Irineu é quem não gostava do nome Projac. Agora são Estúdios Globo", cutucou.

Considerado o maior complexo de estúdios da América Latina, a TV Globo rebatizou o Projac (abreviatura para o nome Projeto Jacarepaguá) em março de 2016, depois de 20 anos de sua inauguração, em 1995.

O diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, explicou no comunicado divulgado na época que a troca para "Estúdios Globo" teria como objetivo "transmitir a grandeza" e "uma forma direta de traduzir a razão de existir" da emissora.

O novo nome do Projac, também conhecido como Central Globo de Produção (CGP), já havia sido informado aos funcionários antes do comunicado, porém ainda gera confusão dentro --e fora-- da emissora até hoje.