Topo

Novelas

Record tem hiato inédito de novelas e estica reprise e "Cidade Alerta"

Munir Chatack/TV Record
Arão (Petrônio Gontijo) e Moisés (Guilherme Winter) em "Os Dez Mandamentos" Imagem: Munir Chatack/TV Record

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

09/07/2018 04h00

Próxima novela da Record, "Jesus" estreia somente em 24 de julho, um mês após o fim de "Apocalipse". Nunca a emissora ficou tanto tempo sem tramas inéditas desde a retomada da teledramaturgia, em 2004 --desconsiderando a sequência de "Os Dez Mandamentos".

Para tapar o buraco nas novelas, a Record preencherá o horário com uma reprise e dois jornalísticos. O "Cidade Alerta", que terminava às 19h30, passou para 19h50 e agora vai até as 20h. A reapresentação de "Os Dez Mandamentos", que está na reta final terá 1h30 de exibição e acabará às 21h30, seguida pelo "Jornal da Record", que terá uma hora de duração.

A mudança na programação vale até 23 de julho, segunda-feira, véspera da estreia de "Jesus". Entre "Apocalipse" e a nova novela, a Record estreou a minissérie bíblica "Lia". Com 10 capítulos, não conseguiu ocupar todo o período e termina nesta segunda (9).

A solução foi parecida à encontrada pela Record para ter tempo de gravar a sequência de "Os Dez Mandamentos". Entre a primeira e a segunda temporadas, a emissora reprisou "José do Egito", "Rei Davi" e "Sansão e Dalila".

A Record planejava continuar emendando novelas, como fez em "Os Dez Mandamentos", "A Terra Prometida" e "O Rico e Lázaro", mas não contava com o fracasso de "Apocalipse", que registrou a audiência mais baixa entre as produções bíblicas (média de 8 pontos na Grande São Paulo).

O resultado decepcionante fez a Record enxugar 60 capítulos da história. Enquanto outras tramas ultrapassaram 240 --caso de "Os Dez Mandamentos"--, "Apocalipse" terminou com tamanho de novela das sete: 155 capítulos.

Nos bastidores, o clima pesou entre a autora, Vivian de Oliveira, e a supervisora Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e chefão da Record. As intervenções dela fizeram a novelista desistir de concluir a história e se afastar da novela.

A Record tentará esquecer "Apocalipse" com uma superprodução. "Jesus" teve cenas gravadas no Marrocos, em um polo cinematográfico onde já foram gravadas séries como "Game of Thrones".

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!