Topo

Humorista compara filho de Will Smith a "flanelinha" e é acusado de racismo

Rodrigo Fernandes, que tirou sarro do vício de Casagrande, foi acusado de racismo por comparar filho de Will Smith a um flanelinha - Montagem/UOL/Reprodução/Instagram/jbanguela/willsmith
Rodrigo Fernandes, que tirou sarro do vício de Casagrande, foi acusado de racismo por comparar filho de Will Smith a um flanelinha Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/Instagram/jbanguela/willsmith

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

17/07/2018 13h27

O humorista Rodrigo Fernandes, conhecido como Jacaré Banguela, voltou a ser repreendido por seguidores na internet por causa de uma piada preconceituosa. Após ter zoado o vício em drogas de Casagrande, há um mês, ele tirou sarro do filho de Will Smith, Jaden, e o comparou a um "flanelinha". O comediante foi acusado de racismo nas redes sociais.

"Tenho quase certeza que o filho do Will Smith me pediu dinheiro ontem na esquina da rua Haddock Lobo dizendo que 'tava' olhando meu carro", escreveu Rodrigo Fernandes ao publicar a foto de Jaden Smith com o pai no estádio da final da Copa do Mundo da Rússia, no último domingo (15).

Imediatamente, seguidores o alertaram para o teor preconceituoso da "brincadeira" e lembraram o episódio envolvendo o youtuber Julio Cocielo, que comparou a velocidade do jogador francês Mbappé a de um ladrão fazendo arrastão na praia.

"Jacaré Banguela" chegou a figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter. O humorista apagou a publicação e deixou o debate para os seguidores, sem concordar com o racismo embutido na piada. "Bem, o que eu fiz tá feito e apagado. Agora o julgamento é com vocês. Discordo de algumas opiniões, mas o espaço está aberto e o debate sempre será livre", escreveu.

Um tuiteiro, indignado com a comparação, quase desenhou para explicar a Rodrigo Fernandes que a piada era obviamente racista. "Falar que o cara está vestido igual um flanelinha é racismo? Jura mesmo?", questionou o humorista. "Entendo o teu privilégio ao ser alheio a essas questões, mas realmente me entristece saber que, em 2018, principalmente do caso Cocielo, seja necessário te explicar esse tipo de coisa", respondeu o seguidor.

O comediante insistiu: "Estava claramente zoando o fato de que o cara parecia um flanelinha com aquela roupa. Mas enfim, tweet apagado e seguirão os prints e as acusações por aí. Com você sempre vale o debate". O seguidor, então, detalhou os motivos para a brincadeira ser considerada racista.

"Então, vamos lá: esse tipo de piada esta associando cor e vestimenta a um tipo de profissional marginalizado pela sociedade e que não raro é confundido com criminoso. Mensagens como essa reforçam a associação da imagem do preto como pária e influencia um conjunto de violência", explicou o tuiteiro.

Fernandes disse ter concordado com o seguidor, mas insistiu em fazer a piada: "Tudo bem. Concordo com tudo isso aí. Mas não posso nem fazer o comparativo? A piada foi só comparar um com o outro. 'Olha como isso se parece com isso'. Aí virou racismo e o caramba. Você realmente acha que faz sentido?".

O seguidor concluiu com esta frase: "Se o oprimido diz que determinados pensamentos, palavras ou atos reforçam a opressão, você, como opressor, apenas se cala, ouve e entende e se esforça para se tornar um aliado".

Casagrande

Em 20 de junho, Rodrigo Fernandes foi repreendido por seguidores no Instagram ao publicar um vídeo de uma pessoa oferecendo um pó semelhante a cocaína para Casagrande, que estava na TV comentando a Copa. Centenas de comentários repudiaram a suposta brincadeira e pediram para o comediante apagá-la de sua rede social.

Entre os seguidores, até famosos repudiaram a publicação. "Queria desver", comentou o ator Wagner Santisteban. Outros fãs do humorista criticaram a "falta de noção" por brincar com uma doença. "Péssimo vídeo! Sem graça e muito triste! A questão não é o politicamente correto, mas é a falta de noção do vídeo ao brincar com a doença de uma pessoa!", criticou um seguidor. "Admiro o seu estilo de humor e isso não combina com ele. De péssimo gosto. Não tem como rir às custas da desgraça pessoal de uma pessoa", repudiou outra seguidora. "Apaga que dá tempo", aconselhou mais um admirador.

Rodrigo Fernandes tentou se defender: "É um vídeo que eu recebi pelo WhatsApp de uma 'zoeirinha' que um cara faz com o Casagrande, apresentador da Globo, e a galera está p... comigo nos comentários! 'Faltou empatia, Banguela', sendo que o próprio Casagrande fala do vício dele em cocaína abertamente. E tem aquela ameaça tradicional da internet: 'Perdeu um seguidor', ou 'lixo!'. Tem gente falando assim: 'Banguela, você é melhor do que isso'. Eu não sou melhor do que isso. Eu estou botando uma parada que eu dei risada. Tem gente comentando: 'Apaga que ainda dá tempo'. Ô, galera!".

O comediante também debochou da repercussão negativa comparando a "piada" do vício de Casagrande com outra brincadeira semelhante, em que o ex-jogador Ronaldo olha da TV pães de queijo em uma mesa: "Todo mundo sabe que Ronaldo sofre de uma doença chamada hipotireoidismo, que é uma condição que faz a pessoa engordar, e por isso ele teve que parar de jogar bola, o que atrapalhou a carreira dele pra caramba. Piada de muito mau gosto".