Criador do Júlio do "Cocoricó" fotografa nu artístico e reclama de censura
Como Júlio, do "Cocoricó", estaria adulto? Há quem aposte que ele deixaria a roça e se tornaria fotógrafo de nu artístico na cidade. A brincadeira, que virou meme, é real! Manipulador do protagonista do programa da Cultura, Fernando Gomes tem como passatempo registrar paisagens, retratos e pessoas nuas. Ele publica os cliques em um perfil no Instagram.
"Recebi [o meme] e postei. Deu muito certo. Confesso que, quando vi essa brincadeira, pensei: 'Nossa, parece mais piada ainda!'", brinca o diretor de TV em entrevista ao UOL. Quando não está trabalhando em programas como "O Zoo da Zu", sucesso do canal pago Discovery Kids, ele sai pelas ruas com sua câmera atrás de rostos e lugares interessantes.
Apaixonado por fotografia desde criança, Fernando também costuma retratar amigos e amigas com pouca ou nenhuma roupa e publica na rede social. Ele já clicou atrizes como Greta Antoine, com quem trabalhou em "Ilha Rá-Tim-Bum", e Joyce Roma, sua mulher há 16 anos --e com quem apresentou o "X-Tudo". E tem recebido pedidos de ensaios de pessoas desconhecidas.
"Sempre foi um hobby. Começou com amigos, e hoje em dia tenho feito vários novos amigos que gostam das fotos e falam que querem fotografar", comemora. Atendendo a pedidos dos amigos, Fernando Gomes decidiu publicar as fotos, mas criou um perfil alternativo na rede social chamado "Por um beijo com desejo".
"Não é meu trabalho e há fotos de pessoas seminuas, é outro conteúdo. Não vou associar às coisas infantis. Não estou escondendo, é a mesma pessoa, mas tenho muito público infantil que me segue no perfil normal", explica.
Censura
Uma das fotos de Fernando Gomes foi excluída do Instagram na última quinta-feira (2). Na imagem, publicada por Greta Antoine, a atriz aparece nua, com os seios encobertos pela sombra. O ex-diretor de "Cocoricó" também se revoltou, pois conhece as regras da rede social e apela à criatividade para não ter imagens apagadas.
"Eu já tive uma foto bloqueada. No texto deles [do Instagram], diz que excluiu 'alguns mamilos femininos'. A foto estava contra a luz e a menina na sombra. Sempre penso em alternativas para não adulterar a foto. Postei tranquilo porque pensei que estava dentro das normas. Eles tiraram. Não são 'alguns mamilos', porque não há!", conta, surpreso.
Fernando Gomes critica a cultura machista de erotizar qualquer seio feminino, já que até fotos de mãe amamentando bebês já foram deletadas da rede social. "Fico muito frustrado quando vejo fotos como a da Greta e da outra menina serem excluídas. Eu ainda vou pegar alguma coisa que pareça um seio, colocar um amendoim e tirar uma foto da sombra. Vão brecar?", ironiza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.