Topo

"Alerta para tomar cuidado", diz Íris Abravanel sobre polêmica em "Poliana"

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

13/09/2018 13h40

Autora da novela "As Aventuras de Poliana", Íris Abravanel lamentou a repercussão de uma cena que gerou polêmica, levada ao ar recentemente.

Na sequência, a aluna Kessya (Duda Pimenta) era acusada de vandalismo, mesmo sendo inocente e culpou o racismo. Então, ela ouviu da coordenadora Helô (Eliana de Souza) que o racismo está “na nossa cabeça”.

A fala da personagem gerou discussão nas redes sociais por isentar brancos e culpar negros pela discriminação racial.

“Eu fiquei triste com isso. Tive que aprender a perdoar. Eu e minha família já sofremos muitas coisas, agressões muito sérias, muitas que a imprensa nem sabe. Pra nos curarmos dos traumas tivemos que aprender a perdoar. Senão a gente estaria no consultório de psiquiatra. O principal é perdoar, quando você perdoa você se coloca no lugar da pessoa e passa a entender melhor”, se esquivou ela, durante encontro com jornalistas na manhã desta quinta (14), no SBT.

“O perdão você pode trabalhar com amor, e o amor não tem cor, não tem idade, não tem defeito físico, não tem nada. Quando você tem amor você não pensa coisas. Acho que o amor é tão mais importante, mesmo com as críticas o meu amor é maior”, complementou a autora.

Ela disse que situação serviu ainda como um alerta: “Um alerta para tomar cuidado com as palavras, porque você pode machucar alguém. Não foi essa minha intenção”.

Na coletiva de lançamento da novela, Íris havia sido questionada sobre representatividade negra nas novelas.

"Acho que a comunidade afro precisa superar algumas coisas e ir para frente, porque quando nós procuramos atores, não é fácil encontrar ator afro. Nós temos dificuldade de encontrar. Eu acho que eles precisam eles mesmos superarem algumas dificuldades e ir para frente, conquistar. Eu fico tão feliz quando eu vejo alguém que consegue ser um advogado, um médico, um ator. Às vezes quando pedimos, não tem muitos não. Então aquilo que nós conseguimos, nós aproveitamos", respondeu a autora na ocasião.

Sucesso de audiência

Maior sucesso de audiência do SBT nos últimos anos, “As Aventuras de Poliana” vem conseguindo índices que chegam aos 16 pontos de audiência.

Para a autora, os números são motivo de comemoração. “Procuro não ficar naquele minuto a minuto, aquilo é enlouquecedor. Eu sei a audiência do dia a dia e a gente tem comemorado porque realmente é surpreendido, é uma felicidade pra gente a aceitação do público. O SBT todo tem comemorado”.