Topo

Ator que caiu do 5º andar passa por última cirurgia: "É milagre", diz mãe

Maria Inez Avila com o filho, Vitor Morosini - Reprodução/Facebook
Maria Inez Avila com o filho, Vitor Morosini Imagem: Reprodução/Facebook

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

14/09/2018 04h00

Três semanas após cair do quinto andar de um hotel em Barretos, no interior de São Paulo, o ator Vitor Morosini, no ar na reprise da novela "Belíssima", passou pela última das cinco cirurgias às quais foi submetido. Ele foi transferido para um hospital em Valinhos, cidade mais próxima da família, que comemora a recuperação do rapaz de 29 anos.

"Na Santa Casa de Barretos, ele operou os dois pés, onde teve múltiplas fraturas, o fêmur e o braço esquerdo, onde fraturou a mão. No hospital Galileo, em Valinhos, operou o úmero e agora terminou a última cirurgia, a fixação da tíbia. Em quase 20 dias, foram cinco cirurgias", informa ao UOL Maria Inez Avila, mãe do ator, em sua primeira entrevista após o acidente.

Com o auxílio de uma UTI móvel, Morosini trocou de hospital há uma semana. A mãe projeta a volta do filho para casa nos próximos dias: "Ele está em recuperação, ainda no centro cirúrgico, mas a operação foi muito bem-sucedida, graças a Deus. Como está estável e tem respondido bem aos procedimentos, provavelmente não demorará para receber alta".

Prevenção ao suicídio

O ator Vitor Morosini atualmente - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
O ator Vitor Morosini atualmente
Imagem: Reprodução/Facebook
Segundo Maria Inez, Vitor saiu de casa para visitar um tio na cidade de Jaborandi, mas ele tinha viajado e o ator ficou sem ter onde ficar. Por isso, hospedou-se no hotel onde aconteceu o acidente. A mãe do rapaz não trabalha com a hipótese de suicídio, principal linha de investigação da polícia, mas acredita que a sobrevivência do filho foi um "milagre".

"Não temos nada conclusivo. As coisas vão ficando para quando tiver melhores condições de responder. O momento é de concentrar energia para que ele se recupere o melhor possível, porque foi uma situação bem difícil. O que aconteceu nada mais é do que um milagre. Estamos muitos confiantes de que ele vai sair dessa situação", afirma ela.

Embora não saiba se o filho tentou tirar a própria vida, Maria Inez recebeu apoio de muitos familiares, amigos e até de pessoas desconhecidas que se sensibilizaram com a história de Vitor Morosini. Ela abraça a campanha de prevenção ao suicídio "Setembro Amarelo" e celebra os dois aniversários do ator: 19 de junho (nascimento) e 23 de agosto (renascimento).

"Tentativa de suicídio é um recurso extremo, um pedido extremo de ajuda. Não sei ainda se foi o caso do Vitor ainda, mas a gente se confraterniza com a campanha porque o sofrimento de uma pessoa que guarda para si as emoções é enorme. Temos trocado muitas ideias e fazendo planos para essa nova vida que ele teve. É um renascimento", celebra.

Carreira de ator interrompida

Vitor Morosini e Claudia Raia em "Belíssima" - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Vitor Morosini e Claudia Raia em "Belíssima"
Imagem: Reprodução/Globo
Vitor Morosini estreou na Globo na segunda temporada do seriado "Sandy e Junior", em que interpretou Duda, estudante do ensino fundamental. Depois, foi para o SBT e atuou nas novelas "Pequena Travessa" e "Jamais Te Esquecerei". Voltou à Globo em 2005 e, em "Belíssima", interpretou Isaac, filho de Safira (Claudia Raia), seu papel de maior destaque na emissora. Após a novela de Silvio de Abreu, ele abandonou a carreira.

"Ele até gostava de atuar, mas era muito novo. Ele guardava o dinheiro na poupança, chegou a fazer a novela e recebeu convites, mas não quis e acabou desistindo. Pode ser que volte a atuar ou não, ele escolhe", diz a mãe. Vitor cursou faculdade de educação física, mas interrompeu os estudos e decidiu partir para a aviação.