Topo

Galã dos anos 80, Roberto Battaglin vira apresentador de canal no YouTube

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

16/10/2018 04h00

Roberto Battaglin foi galã nos anos 80, liderava o ranking de atores que mais recebiam cartas e faturou horrores com os bailes de debutante. "Fiz um bom pé-de-meia", assume o ator, que completa 55 anos no mês que vem.

Desde 2014, ele não tem mais contrato com a TV Globo, sua casa durante 31 anos. De lá pra cá, Batta - como é chamado pelo amigos - se dividiu entre projetos pessoais e algumas participações em séries e novelas (a mais recente, em "Apocalipse", da Record). Há três meses, ele foi convidado para ser apresentador e sócio de um canal no YouTube.

Battaglin confraternizou com Eduardo Galvão no lançamento de "Apocalipse", em novembro de 2017 - Reginaldo Teixeira/CS Eventos Divulgação - Reginaldo Teixeira/CS Eventos Divulgação
Battaglin confraternizou com Eduardo Galvão no lançamento de "Apocalipse", em novembro de 2017
Imagem: Reginaldo Teixeira/CS Eventos Divulgação
"É um projeto ainda muito incipiente, embrionário, mas eu estou apostando porque a mídia mudou e continua mudando. O público assiste cada vez mais outras telas, não só mais os canais abertos e isso abre novos mercados. O nosso canal, TV Barra, por enquanto, tem pretensões de focar mais no Rio. Eu e o Marcelo Marchevsky [seu sócio] queremos expandir para o Brasil. A internet é ilimitada."

O ator apresenta um programa de variedades chamado "Seguindo".

Battaglin jura que não sente nem uma ponta de nostalgia da sua época de galã. "Fui também um bom ator e sempre serei. Nunca tive problemas porque era um profissional muito querido e reconhecido, e soube tirar proveito desse momento da minha carreira. Sempre existiu um preconceito com essa coisa de ser galã, quando te rotulam como um ator bonito só, esse não era o meu caso."

"Partido Alto" (1984), "Selva de Pedra" (1986) e "Sassaricando" (1987) foram algumas das tramas de que participou, a mais recente foi "Sete Pecados", de 2007. Depois, ele participou de humorísticos como "Zorra Total" e "A Turma do Didi". "Não sei o que aconteceu. Fiz pelo menos 25 novelas, mas depois pararam de me chamar. Não fico ressentido, não. Pelo contrário: me orgulho demais desses trabalhos. O importante que nunca deixei de trabalhar", afirma. 

Pai de três

Dono de um belo par de olhos azuis, Battaglin não nega o processo natural de renovação de atores. "Faz parte e é supernormal. Muitos atores trabalham anos e anos e depois ficam meio 'out', surgem outros. Acontece aqui e lá fora também. A gente vê astros do cinema americano emendando trabalhos e, depois, o espaço entre as produções vão aumentando. Todo mundo passa por essa situação."

Pai de três - Cauã, de 9 anos, Leo, 22, e Lauro, 33-, ele conta que continua sendo reconhecido nas ruas. "As fãs comentam que eu não envelheci e realmente a genética foi boa comigo. Não tenho cabelos brancos, mas preciso ser realista: estou com muitos quilos extras e preciso trabalhar para perder esse excesso de peso. De resto, me sinto muito bem. Feliz e trabalhando com muito amor.", finaliza.