Linzmeyer, Pillar, Pitanga e mais famosas criticam postura de Silvio Santos
Bruna Linzmeyer, Isis Valverde, Camila Pitanga, Patricia Pillar e Deborah Secco foram algumas das famosas que reavivaram a campanha Mexeu com uma, mexeu com todas no Instagram, nesta segunda-feira (12)
Elas compartilharam o mesmo post para criticar a postura de Silvio Santos no palco do "Teleton" de sábado (12) com Claudia Leitte. O dono do SBT se recusou a cumprimentar cantora dizendo que "esse negócio de abraço me deixa excitado".
A cantora admitiu que ficou constrangida com o que ouviu e usou o palco do "Encontro", matinal da Globo, para fazer um discurso sobre responsabilidade com as palavras, que pareciam um recado ao dono do SBT.
Em abril do ano passado, a campanha movimentou as redes, em protesto contra o assédio e em apoio à figurinista Susllem Tonani, que fez uma denúncia contra o ator José Mayer.
Procurada pelo UOL, a assessoria do SBT disse que não irá se pronunciar sobre o assunto.
"Quando em rede nacional durante um programa de foco social, um apresentador assedia uma cantora, podemos ver como essa violência é normalizada na nossa sociedade. Tão normalizada que muitas de nós não sabe como reagir. A vergonha, o medo da retaliação e a exposição nos paralisa. Mas é preciso lembrar: ISSO NÃO É NORMAL. E o fato disso estar na TV, onde ele se sentiu confortável de fazer isso na frente da sua mulher e filha, só desencadeia um efeito devastador para outras milhões de mulheres que sofrem essa mesma violência diariamente", publicaram as artistas nas redes sociais.
Nathalia Dill disse que ficou muito triste ao ver o vídeo de Claudia Leitte com Silvio Santos. "Tudo bem que o Silvio Santos é o cúmulo do retrocesso, é inacreditável que um homem com tamanha popularidade ainda não tenha adquirido uma consciência social. No entanto, ele não é um homem isolado no nosso tempo. Como ele, existem muitos outros", escreveu.
A atriz concluiu que independente da classe social, o despreparo para lidar com o machismo ainda é muito grande e disse que se identificou com o constrangimento da cantora no palco.
"Temos que estar seguras dos nossos direitos e ter uma resposta na ponta da língua quando sentirmos que algo está fora do lugar. Não dá mais tempo para sermos reféns, temos que nos colocar imediatamente. Merecemos respeito e se o clima pesar, que o assediador fique constrangido, não a vítima".
Samara Felippo fez um texto mais direto sobre o comportamento machista do apresentador. "Não consegui ver todo o vídeo da Claudia Leitte no 'Teleton'. Me dá asco. Foi uma das coisas mais constrangedoras que ela deve ter passado na vida. O que mais me dói são mulheres talentosas, seguras e incríveis muitas vezes serem vítimas de opressores como Silvio Santos. Isso precisa parar", escreveu.
"Cresci sentada na sala da minha casa assistindo Silvio Santos exercer elegantemente seu machismo e racismo travestido em forma de piada. Cresci assistindo os 'Domingos Legais' com suas 'banheiras' e chacretes molhadas e nuas nos queijos", completou.
Entenda a polêmica
Silvio Santos causou polêmica nas redes sociais ao recusar um abraço solicitado por Claudia Leitte durante a campanha do Teleton. Ao se justificar, ele disse que ficaria excitado. A cantora ainda tentou se minimizar a situação, mas sem sucesso.
"Você quis dizer excitado de euforia, de entusiasmo, né?!", falou ela. "Não, excitado é de excitado mesmo", reafirmou Silvio. Nesse momento, Iris Abravanel, mulher do apresentador, apareceu no vídeo sorrindo com a situação embaraçosa.
Silvio Santos fez várias observações sobre Claudia Leitte, principalmente no que diz respeito à mudança no estilo de se vestir. Ela se apresentou no programa usando um vestido rosa.
"O que aconteceu? Você perdeu o marido, o namorado? Eu nunca tinha te visto de pernas de fora. Alguma coisa certamente aconteceu", avaliou o empresário. "Acho que a gente fica mais segura com o passar do tempo", respondeu Claudia Leitte.
Nas redes sociais, muitos internautas reclamaram do tratamento dado por Silvio a Claudia Leitte, e o acusou até mesmo de "objetificação da mulher".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.