Topo

Fernanda Lima diz que volta do "Amor & Sexo" depende de "reflexão do mundo"

A apresentadora Fernanda Lima no programa "Amor & Sexo" - Reprodução/TV Globo
A apresentadora Fernanda Lima no programa "Amor & Sexo" Imagem: Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

16/12/2018 22h31

Fernanda Lima despistou sobre o retorno do "Amor & Sexo" na programação da Globo. A apresentadora explicou que uma nova temporada depende de de uma decisão conjunta da emissora e de um "período de reflexão" sobre o mundo. Ela defendeu a liberdade de amar e reafirmou seu posicionamento contra qualquer preconceito.

"A gente acredita que o amor e o sexo são manifestações políticas não apenas na cama, mas também fora dela, e, por isso, o programa parte desses lugares --do amor e do sexo-- para propor que nos conheçamos melhor e, assim, possamos nos respeitar e conviver. A ideia é questionar como podemos expandir nossa consciência, conhecimentos e, quem sabe, despertar a empatia de um pelo outro para caminharmos em direção a um mundo de justiça social, liberdade e igualdade. Nesse sentido, não hesitamos em nos posicionar contra o machismo, o racismo, a LGBTfobia, o classismo e qualquer outra forma de discriminação e de opressão", escreveu Fernanda.

A apresentadora falou sobre um eventual retorno da atração, que em 2018 mudou de dia de exibição, perdeu audiência e foi atacado por telespectadores conservadores, incluindo famosos como o sertanejo Eduardo Costa.

"A volta do programa dependerá de uma decisão em conjunto com a emissora e nada ainda foi conversado, mas é importante lembrar que, para existir nova temporada, precisamos de um período de reflexão, estudos, pesquisas e observação profunda do mundo em que vivemos. Isso requer tempo", afirmou a global.

"Mais uma vez, obrigada a todos que de alguma forma colaboraram para esse projeto existir há quase 10 anos, para aqueles que nos apoiam de longe, aprendem, se inspiram e pedem a volta do programa todos os anos, e também a minha família, sempre ao meu lado, me segurando no colo quando preciso. Como disse o jornalista Mauricio Stycer numa coluna sobre o programa: 'Num mundo ideal, um programa como Amor & Sexo seria desnecessário'", concluiu, citando o jornalista do UOL.

Esse post é para agradecer quem acompanhou o Amor e Sexo até aqui. A gente acredita que o amor e o sexo são manifestações políticas não apenas na cama, mas também fora dela e por isso, o programa parte desses lugares - do amor e do sexo - para propor que nos conheçamos melhor e, assim, possamos nos respeitar e conviver. A ideia é questionar como podemos expandir nossa consciência, conhecimentos e, quem sabe, despertar a empatia de um pelo outro para caminharmos em direção a um mundo de justiça social, liberdade e igualdade. Nesse sentido, não hesitamos em nos posicionar contra o machismo, o racismo, a lgbtfobia, o classismo e qualquer outra forma de discriminação e de opressão. A temporada chamou todo mundo para a festa que só a liberdade pode produzir. Mas não qualquer liberdade, e sim o tipo mais puro de liberdade, aquele que só existe à partir do olhar sobre o outro e sobre a justiça social. Foi uma honra apresentar essa temporada e um orgulho enorme levantar essas bandeiras. Nossa pauta é, e sempre será, o amor, o afeto e a empatia. Agradeço tudo que aprendi até aqui (que não foi pouco) e me sinto na obrigação de dar ênfase a ocupação do nosso palco por minorias políticas cheias de sabedoria, afeto e encanto. A volta do programa dependerá de uma decisão em conjunto com a emissora e nada ainda foi conversado, mas é importante lembrar que para existir nova temporada, precisamos de um periodo de reflexão, estudos, pesquisas e observação profunda do mundo em que vivemos. Isso requer tempo. Então, qualquer notícia que não seja dada nas minhas redes sociais, por mim, ou através da assessoria da Rede Globo de televisão, pode ser mera especulação, ainda mais em tempos de fake news. E para finalizar, preciso deixar registrado aqui a nossa felicidadede em receber o prêmio de melhor programa da televisão brasileira pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Ja recebemos esse premio uma vez e esse ano levaremos o segundo trofeu para casa! Veio em boa hora! Mais uma vez, obrigada a todos que, (Post continua na primeiro comentário - ABAIXO)

Uma publicação compartilhada por Fernanda Lima (@fernandalimaoficial) em