Topo

"BBB19": Vanderson Brito dá aula em aldeias e é apaixonado por crochê

Do UOL, em São Paulo

09/01/2019 21h58

Vanderson Brito, décimo sétimo participante anunciado do "BBB19" se define como uma pessoa que não desiste fácil, insistente e "até um pouco teimoso", como se definiu na apresentação dos novos participantes do programa. 

Biólogo e coordenador educacional indígena, o acreano disse já ter percorrido mais de 20 aldeias em suas aulas.

"Passo 15 dias planejando aulas e 15 dias formando professores de Ciências da Natureza na aldeia. A gente cobre o Acre todo, então tem aldeia que pela estrada chego em seis horas, mas tem lugar que é um dia de estrada e dois de barco; e tem três municípios isolados que só de aviãozinho monomotor", contou ao site oficial da atração.

Mas as atividades do novo brother não param por aí. Ele é o único mestre de aikido (arte marcial japonesa) no seu estado. É também aluno do doutorado na Universidade Nacional de Rosário, em Buenos Aires, onde vai duas vezes por ano. Nas (poucas) horas vagas que sobram, ele diz matar o tempo fazendo crochê.

"Estou aprendendo crochê. Passo muito tempo na aldeia sem energia elétrica, internet, nada. Para não ficar parado e me distrair, quis aprender a fazer nerdigurumi (bonequinhos de crochê). Virou vício", conta ele, que também diz estar aprendendo a tocar ukulele (instrumento de origem havaiana). "Estou pegando a manha. Na aldeia, eles perguntam: 'que cavaquinho é esse?'".

Harmonia e equilíbrio

Vanderson acredita que suas diferentes experiências podem ser úteis na convivência com os demais brothers. "Para os índios, tudo é de todo mundo. Eles são muito práticos e sociáveis. E o aikido já me ajudou a vida inteira. A proposta é harmonia e equilíbrio", diz ele.

O participante revelou ainda que não corta o cabelo há três anos e que procura resolver conflitos de forma pacífica. "O problema é que quero resolver coisas alheias e acabo me colocando muito a frente. Sou teimoso, gosto das coisas do meu jeito. O que me tira do sério é grosseria, gente que aponta dedo".