Topo

Boechat se "despediu" com piada sobre careca e Collor; veja últimas imagens

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

11/02/2019 18h15

A "despedida" pública de Ricardo Boechat teve o mesmo bom humor que ele mostrava em seus programas de rádio e TV. Aproximadamente 5 mil pessoas viram o jornalista pela última vez em uma palestra realizada em Campinas (interior de São Paulo), na manhã da última segunda (11). Na volta à capital, o helicóptero em que ele estava caiu na via Anhanguera.

Boechat havia sido contratado para uma convenção da empresa farmacêutica Libbs, em um dos maiores centros de eventos do país, com 4,5 mil metros quadrados. O auditório, lotado de funcionários da companhia e convidados, assistiu com atenção à palestra com o presidente da marca, Alcebíades Athayde Júnior.

Marco Aurélio Raymundo, fundador da Mormaii, Alcebíades Athayde Júnior, presidente da Libbs Farmacêutica, e Ricardo Boechat - Reprodução/Instagram/mormaiioficial - Reprodução/Instagram/mormaiioficial
Marco Aurélio Raymundo, fundador da Mormaii, Alcebíades Athayde Júnior, presidente da Libbs Farmacêutica, e Ricardo Boechat
Imagem: Reprodução/Instagram/mormaiioficial
O jornalista deixou os estúdios da rádio BandNews FM por volta das 9h30 e viajou de helicóptero até Campinas para participar da convenção, que também contou com uma apresentação circense e uma palestra do empresário Marco Aurélio Raymundo, fundador da grife de moda surfe Mormaii, que publicou a última foto do jornalista.

"Espero que a gente consiga corresponder à expectativa, depois de um palestrante como esse é um desafio muito grande", elogiou Boechat, que tentou se adequar ao formato de arena do centro de convenções: "Peço desculpas à parte da plateia para a qual ficaremos de costas, mas a cadeira giratória a gente vai dar um pulo".

Piadas sobre cabelo e Collor

Em vídeos publicados por espectadores da palestra, o apresentador estava com o humor afiado. Falou com o presidente da Libbs sobre um problema que o afligia desde os 40 anos, a calvície.

"Esse negócio de ficar careca não é nenhuma vantagem", brincou, arrancando risos da plateia. "'É dos carecas que elas gostam mais', isso é tudo mentira da grossa. Só os carecas dizem isso", prosseguiu, fazendo a plateia gargalhar. "Comecei a perder cabelo, estou com 67 anos, por volta dos 40, por aí."

Ricardo Boechat em última aparição pública - Reprodução/Twitter/fiuzaricardo - Reprodução/Twitter/fiuzaricardo
Ricardo Boechat em última aparição pública
Imagem: Reprodução/Twitter/fiuzaricardo
O apresentador, aproveitando que estava em uma palestra de uma indústria farmacêutica, falou sobre a filha mais velha, Beatriz, "que hoje está com 40 anos e estava com uns probleminhas de irritação na pele".

Em outro vídeo, Boechat comentou acontecimentos da política brasileira e brincou com o ex-presidente Fernando Collor, deposto em 1992. "Crises impressionantes, gigantescas, ditaduras, golpes, presidentes que se suicidaram, presidentes que enlouqueceram durante o exercício do mandato. Não estou falando do Collor", brincou.

Os trechos publicados por espectadores foram o único material disponível sobre a palestra. O UOL procurou dezenas de funcionários da empresa farmacêutica, que recusaram entrevistas e deram a mesma resposta ensaiada: "Ligue para a assessoria de imprensa".

A Libbs Farmacêutica não respondeu aos contatos do UOL, mas publicou uma nota de pesar em sua rede social:

Todos nós da Libbs estamos profundamente consternados com o falecimento do nosso querido Ricardo Boechat, ícone e referência internacional do jornalismo. Ele foi convidado para participar da nossa convenção, em Campinas, neste dia 11, e, como é comum em suas aparições, abrilhantou e fortaleceu a relevância do nosso encontro. Durante 40 minutos ele esteve conosco em um bate-papo no qual imprimiu seu estilo, sempre autêntico e verdadeiro.

Lamentamos igualmente o falecimento do piloto Ronaldo Quattrucci e estamos inteiramente solidários à dor das famílias.

Todas as atividades do dia foram canceladas

Estamos aguardando informações oficiais sobre o ocorrido e seguimos à disposição das autoridades.