Topo

Rádio de Boechat troca programação por homenagens e "aposenta" cadeira

O apresentador Ricardo Boechat na rádio BandNews FM - Reprodução/YouTube/BandNewsFM
O apresentador Ricardo Boechat na rádio BandNews FM Imagem: Reprodução/YouTube/BandNewsFM

Guilherme Machado e Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

12/02/2019 07h59

A vinheta tocou, e a voz de Boechat anunciava: "7 horas e 30 minutos, eu sou Ricardo Boechat". Mas era uma gravação: o jornalista, que morreu nesta segunda-feira (11) em um acidente de helicóptero, não estava mais lá. A Band News FM, que todas as manhãs contava com a participação do âncora, usou o horário em que ele começava sua participação para homenageá-lo.

O programa resgatou frases que o apresentador falou no ar e trouxe depoimentos de ouvintes da rádio, que lamentaram a morte de Boechat. "Boechat nada mais é que a nossa voz, do povo brasileiro", disse um deles. "É uma tristeza muito grande essa perda que nós temos hoje", lamentou outro.

No vídeo ao vivo exibido via internet com imagens do estúdio, era possível ver integrantes da equipe chorando durante a homenagem.

"Fica uma missão e a gente vai cumprir. Como você falava e pedi todos os dias: toca o barco. A gente vai tentar, Boechat", declarou Eduardo Barão, colega de todas as manhãs de Boechat.

Cadeira de Boechat (com uma blusa vermelha) foi "aposentada" e não será mais usada - Reprodução/Band News FM - Reprodução/Band News FM
Cadeira de Boechat (com uma blusa vermelha) foi "aposentada" e não será mais usada
Imagem: Reprodução/Band News FM
O apresentador também mostrou a cadeira que era de Boechat, e declarou que ela não seria mais utilizada.

"Essa cadeira vai ser aposentada. Ninguém nunca mais vai sentar nessa cadeira. É dele para sempre", disse Barão, que não conseguiu conter o choro.

Tatiana Vasconcellos, jornalista que trabalhou anos com Boechat na Band News FM e que hoje está na CBN, compareceu ao estúdio e, muito emocionada, falou sobre sua convivência com o âncora.

"Vou guardar pra mim as nossas brigas, e como tenho dito: a gente discordava muito, ele ficava puto, mas até as nossas discordâncias nos fizeram melhores. Uma pessoa melhor e uma jornalista melhor", declarou.

Mais cedo, a programação matinal da Bandnews FM também começou bem diferente do habitual. Comandada excepcionalmente por Sandro Badaró e Gabriela Mayer , sempre com a voz embargada, as notícias de trânsito e do país foram substituídas pelas homenagens a Boechat, relembrando histórias marcantes do jornalista. Eduardo Barão e Carla Bigatto, os titulares do horário, se juntaram à programação mais tarde.

Entre as histórias, lembrou-se de quando Boechat ligou para a mãe para perguntar se era filho de Frank Sinatra, pela semelhança com o cantor. Ela ficou irritada, e falou que o pai de Boechat era muitas coisas, mas não mafioso - como se dizia de Sinatra.

Falou-se também de como muitas vezes quando o apresentador reclamava do atraso no jornal das 7h30, o atrasado, na verdade, era ele, e como os jornalistas se preparavam com mais afinco quando era ele no comando do programa, já que suas perguntas eram sempre as mais incisivas.