Topo

Justiça determina nova eleição para síndico em prédio de Henrique Fogaça

Henrique Fogaça posa com esqueleto de brinquedo - Reprodução/Instagram/@henriquefogaca74
Henrique Fogaça posa com esqueleto de brinquedo Imagem: Reprodução/Instagram/@henriquefogaca74

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

15/02/2019 19h36

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou, em sentença expedida ontem, a realização de uma nova assembleia para o condomínio Baronesa de Arary, na região da Avenida Paulista, onde vive o chef e jurado do "MasterChef" Henrique Fogaça.

A juíza anulou a assembleia improvisada que elegeu Fogaça como novo síndico e pediu uma nova eleição que deve ser realizada em até 30 dias, sob pena de multa caso não se cumpra a decisão. Ainda cabe recurso.

"Na atual conjuntura o prédio se encontra acéfalo, o que torna necessária a realização urgente de uma nova assembleia", escreveu a juíza Daniela Dejuste de Paula. 

Ao UOL, Márcio Rachkorsky, advogado que acompanha o caso, confirmou que Fogaça pretende concorrer à nova eleição. "Com certeza. Agora é até uma questão de honra", afirmou.

A reportagem procurou a atual administração do prédio, por e-mail e telefone, mas ninguém se pronunciou até a publicação. Fogaça também estava em gravação, de acordo com a assessoria.

Fogaça foi eleito síndico em um pleito marcado por tumulto, após a atual administração impedir o acesso ao local da assembleia. Impedido de assumir o cargo, o chef registrou um boletim de ocorrência na 78º DP (Jardins) contra a atual administração do condomínio Baronesa de Arary.

Segundo o documento, ao qual o UOL teve acesso, Fogaça apontou o desvio de R$ 176 mil da conta do prédio. Essa quantia, de acordo com o documento, foi transferida para a conta da empresa ADTEC, que, segundo condôminos, seria a responsável pela gestão do condomínio. 

Fogaça é eleito síndico em assembleia tumultuada - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Henrique Fogaça é eleito síndico em assembleia improvisada após tumulto em hotel
Imagem: Reprodução/Facebook

Campanha turbulenta

Há cerca de três anos, o chef e jurado do "MasterChef" mora no edifício, que possui três blocos e tem capacidade para abrigar até 3 mil moradores. Em 2013, a eleição para síndico já havia sido marcada por bate-boca entre dois grupos rivais. Um deles registrou boletim de ocorrência.

No panfleto de sua campanha, Fogaça dizia que sua proposta inicial era "reduzir o valor da taxa de condomínio e otimizar a utilização dos recursos". O chef  também prometeu abrir mão do salário de R$ 10,7 mil de síndico em troca da isenção da taxa de condomínio mensal.

Ao UOL, Fogaça criticou a atual administração do prédio, que se reveza no comando do Baronesa de Arary há 18 anos.

"Pelo número de pessoas, dá para diminuir o valor do condomínio e aproveitar melhor as dependências do prédio. A administração não cuida muito desse lado. São melhorias. É renovando, porque tudo tem começo, meio e fim. Já temos uma administração de 18 anos. É preciso 'sangue novo'", disse.

Caso se mantenha no cargo, Fogaça acumulará as funções de síndico, chef, empresário (ele é sócio de três restaurantes em São Paulo) e jurado do "MasterChef Brasil".