Topo

Apresentador culpa diretor por pedido de demissão na Globo: "Arrogante"

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

17/02/2019 12h33

O jornalista Kaio Cézar explicou o motivo do seu pedido de demissão ao vivo no "Globo Esporte" do Ceará de ontem. No longo desabafo no Facebook, o apresentador que estava há mais de 11 anos no Sistema Verdes Mares culpa o diretor Paulo César Norões, como o principal responsável pela sua atitude no ar, diz que sentia-se perseguido e desprestigiado.

"Arrogante, ele nunca soube lidar com quem pensa diferente, principalmente os que julga inferiores. E eu, por ter raízes, convicções - políticas e esportivas - e personalidade extremamente opostas nunca fui respeitosamente aceito por ele. Lembro-me que um dia, no meio de uma reunião do esporte, quando era nosso editor-chefe, mandou-me 'tomar no cu' por ter discordado dele. Curioso é que pouco antes, quando eu ainda estava na TV Diário, outra emissora do SVM, ele havia tentado me barrar da cobertura da Copa das Confederações sob a alegação de que eu era 'tímido demais', nas palavras do diretor Roberto Moreira, diretor da TV Diário", disse.

O apresentador acusa Norões de tê-lo boicotado de apresentações de telejornais e narrações da empresa e diz que o diretor ofendeu sua família.

"Em meio a tantos fatos que configuram perseguição, certa vez PC Norões se dirigiu a mim e proferiu ofensas à minha família que não as repito aqui porque tenho dois filhos, entre eles uma enteada, e poderia expor pessoas que não tem nada a ver com a história. Só adianto uma coisa, não tem nada a ver com traição da minha mulher, como inventaram de ontem para hoje. E foi assim que pouco a pouco me escantearam, sem qualquer pudor ou respeito por mim, um profissional que se dedica há tanto tempo à mesma empresa, e que foi avaliado como sendo de 'bom caráter' ao ser promovido de uma emissora a outra dentro do SVM".

O UOL tentou contato com Paulo Cesár Norões por telefone e Whatsapp, mas até o momento não teve um retorno.

Kaio diz que teve seu salário reduzido e teve sérios problemas emocionais durante a copa da Rússia. "Fora dos jogos do PFC, passei a não receber mais cachês - que, por sinal, já avisaram que não serão mais pagos aos profissionais que trabalharem neste ano; fora da rádio, meu salário foi reduzido em quase 3 mil reais, sem falar no corte das horas extras. Quanto ao desgaste emocional, as pressões me deixaram no chão. Na Rússia, encarei uma crise emocional tão dura que, por Deus e pelas pessoas que amo, reconsiderei fazer o pior".

O jornalista relata sua frustração ao não ser escalado para escalar o noticiário local quando surgiu uma vaga e também por não ter sido escalado para narrar os jogos do Brasil na Copa da Rússia.

"Para me ater apenas ao que se refere à narração esportiva, inicialmente me tiraram dos jogos do Premiere Futebol Clube, onde narrei, se não me falha a memória, quatro jogos em três anos e depois de muita briga, mesmo sendo o titular da afiliada da Globo no Ceará. Depois, me tiraram da rádio, alegando, pasmem, que minha saída era para que eu pudesse me dedicar aos jogos do PFC, sendo que depois voltei pro rádio para tapar buracos e sem o salário que eu lá recebia. Por último, fui perdendo espaço também nas transmissões da TV Verdes Mares. O motivo? Tive que folgar obrigatoriamente dois domingos no mês. Apesar de absurdo do ponto de vista da rotina jornalística - muito mais do esporte, que trabalha essencialmente às quartas e domingos - tudo bem. Se é uma norma da empresa em acordo com o Ministério do Trabalho, o jeito é acatar. Mas, por que há contratos diferentes que não exigem isso? Mais uma vez fiquei sem resposta".

Ao UOL, a mulher de Kaio, a jornalista, Mirela Forte, contou que foi demitida da TV Diário, que também pertence a Rede Verdes Mares, logo após voltar de licença-maternidade.

"Sofri demais com a demissão, mas o Kaio seguida na TV se dedicando como sempre até porque com filhos os gastos são muitos. Me falaram que não poderia mais voltar ao Sistema Verdes Mares porque sou casada com ele. A regra agora é essa. Nos conhecemos lá e sempre fomos muito discretos", disse Mirela.

A ex-âncora da TV disse ainda que o marido não lhe contou sobre as ofensas do diretor na época. "Quando ele fez a ofensa, eu estava grávida. Então para não me preocupar se calou e nem respondeu a ofensa no momento. Guardou".

A direção do Sistema Verdes Mares, que opera a TV Verdes Mares, informa que desconhece os motivos que levaram Kaio Cézar a se demitir ao vivo e afirma que tratará o fato internamente.

"O Sistema Verdes Mares foi surpreendido, na tarde deste sábado (16), com o pedido de demissão do jornalista Kaio Cézar, ao final da apresentação do 'Globo Esporte', na TV Verdes Mares. Diante da repercussão do fato, o Sistema Verdes Mares esclarece que desconhece os motivos da decisão do apresentador e que vai tratar o assunto internamente, pelos canais adequados, como é prática na empresa. Reitera, ainda, que rege toda a atividade desde a sua fundação, há quase 50 anos, pela correção ética, por valores morais e pelo diálogo", diz a nota.

Procurada, a Globo não se manifestou sobre o assunto.