Topo

Ronnie Von critica machismo: "Homem tem que saber lavar, passar e cozinhar"

Ronnie Von - Alexandre Moura/UOL
Ronnie Von Imagem: Alexandre Moura/UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

01/04/2019 04h00

Ronnie Von entrará no ar pela Gazeta bem mais cedo. O apresentador trocou as noites pelas tardes e hoje comandará o "Todo Seu" a partir das 13h30. Ele adorou a mudança pois voltará a ter vida social noturna. Entretanto, precisará abandonar um de seus hobbies favoritos: cozinhar.

"O que vai ser mais complexo é que não vou almoçar. Eu faço almoço na minha casa todos os dias e convido amigos; agora não vai ter mais isso", pondera Ronnie Von em entrevista ao UOL.

A culinária faz parte da rotina de Ronnie Von, mas o apresentador já foi discriminado por gostar de tarefas consideradas "femininas" em um passado não muito distante. Para ele, o machismo e a masculinidade frágil impede, que os homens aceitem exercer funções com "cara de mulher".

"Esse é um país rotulador. É uma coisa complicada. É uma cultura machista latino-americana. Sofri um monte de preconceito porque sou macho e criei filho. Eu gosto de bordado, gosto de cama, mesa e banho. Adoro renda, gosto de moda feminina. Minha mulher não compra uma peça de roupa. Da lingerie ao sapato, quem compra sou eu", conta Ronnie.

Para o artista de 74 anos, gênero não define profissão. As mulheres, empoderadas, podem trabalhar como os homens, e os homens devem esquecer que "lavar e passar" são tarefas exclusivamente femininas --resquício do machismo.

"Modernamente, o homem que não se adequar a esse estilo de vida, de companheirismo, de fazer aquilo que eventualmente era tido, não sei em qual almanaque está descrito, como feminino, vai dançar. Ele tem que saber lavar, passar, cozinhar e arrumar muito bem E trocar fralda, coisa que faço com precisão", afirma.