Topo

Seu Peru original volta à "Escolinha": "Enquanto viver, estarei presente"

Orlando Drummond e Marcos Caruso interpretam juntos Seu Peru na "Escolinha do Professor Raimundo" - Estevam Avellar/TV Globo
Orlando Drummond e Marcos Caruso interpretam juntos Seu Peru na "Escolinha do Professor Raimundo" Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

22/05/2019 13h11

A nova temporada da "Escolinha do Professor Raimundo", que tem estreia prevista para julho, emocionará o público com homenagens aos remanescentes do elenco original do programa de Chico Anysio (1931-2012). Ontem, Orlando Drummond reviveu Seu Peru e contracenou com o atual intérprete do personagem, Marcos Caruso.

O retorno de Drummond à "Escolinha" também marca o centenário do ator, em 18 de outubro. Ele compartilhou uma foto com Marcos Caruso em seu recém-criado perfil no Instagram. O humorista de 99 anos é o segundo ator da primeira "Escolinha" a participar da nova. Lúcio Mauro, que morreu no dia 11, interpretou um faxineiro na estreia.

Orlando Drummond e Marcos Caruso como Seu Peru na "Escolinha" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Orlando Drummond e Marcos Caruso como Seu Peru na "Escolinha"
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo
Acompanhado dos dois filhos (Orlando e Lenita) e da mulher, Gloria, o ator ganhou tratamento VIP na Globo, onde trabalha há quase 50 anos e que mantém contrato vitalício com ele. "A Globo deu camarim especial, tudo que se possa imaginar de cuidado e carinho eles tiveram. Foi como se ele tivesse ido a uma festa. Ele adorou!", conta a filha ao UOL.

Drummond, que costuma usar cadeira de rodas para facilitar a mobilidade após sucessivos acidentes domésticos, dispensou o equipamento e sentou-se na carteira da "Escolinha" como se nunca tivesse saído da sala. Durante a gravação, mandava beijos para a mulher, com quem é casado há 68 anos.

"Não tem preço. Enquanto eu estiver vivo, estarei presente com muito amor e carinho. Obrigado, obrigado, obrigado", falou Orlando Drummond durante a gravação. Ele dedicou o sucesso à companheira: "Ter a minha mulher junto desse grupo todo foi maravilhoso. A minha Glorinha, tudo para ela!".

Marcos Caruso chora ao ver Orlando Drummond como Seu Peru na "Escolinha do Professor Raimundo" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Marcos Caruso chora ao ver Orlando Drummond como Seu Peru na "Escolinha do Professor Raimundo"
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Surpresa para Marcos Caruso

A presença do humorista quase centenário surpreendeu o atual elenco do programa, que não conteve a emoção. Marcos Caruso, porém, foi o último a saber que Drummond dividiria o papel com ele. A diretora da "Escolinha", Cininha de Paula, armou uma surpresa para o ator antes do início das gravações.

"Cininha 'prendeu' Caruso nos bastidores para ele entrar depois que todos já tivessem falado, beijado e tirado fotos com o papai. Ele ficou extremamente emocionado. Quando terminou a gravação, foi ao camarim e deu muito carinho para o meu pai. Ele é um gentleman, uma pessoa muito generosa, amorosa e gentil. Foi uma tarde muito agradável, inesquecível", elogia Lenita.

"A ideia era homenagearmos quem fez primeiro e acabou que nós é que fomos homenageados. Ele demonstra que o talento e a obstinação pela profissão não têm idade", comentou Caruso. "Rever o Orlando 30 anos depois, no programa onde comecei como assistente de direção, e ele ainda lembrar da forma como eu era chamada pelo Chico Anysio foi uma emoção única", afirmou Cininha de Paula.

Elenco da "Escolinha" aplaude Orlando Drummond - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Elenco da "Escolinha" aplaude Orlando Drummond
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo
"Foi emocionante ver o Orlando lúcido, com saúde, aos quase 100 anos, e poder homenagear o grande artista que ele é. Foi linda a gravação. A 'Escolinha' é o lugar para isso, um programa que já é em si uma linda homenagem aos grandes comediantes que criaram tipos inesquecíveis. Ter o Orlando lá foi muito especial", disse Marcius Melhem, chefe do humor na Globo e intérprete de Seu Boneco no programa.

Os atores da "Escolinha" cantaram "Parabéns a Você" para Drummond, e Caruso retribuiu a surpresa no final da gravação, quando o elenco cantou um funk. "Caruso iria finalizar o programa, mas ele pediu para retroceder e bateu com o papai para finalizar cantando com ele. Foi muito fantástico. Marcos ganhou meu coração", diz a filha de Orlando.

Drummond não interpretava Seu Peru na TV desde 2013, no "Zorra Total". Quando a nova "Escolinha" estreou, ele aprovou a atuação de Caruso em entrevista ao UOL: "Estava magnífico, igualzinho a mim. Nota dez! O mais parecido dos personagens foi ele. Gostei do programa todo, porém mais dele, por ficar parecido comigo mesmo, me imitou. Fez muito bem, maravilha. Já tenho um substituto".