Topo

De bolo vulcão a cupcake: como Juliana Paes virou "MasterChef" para novela

Juliana Paes vira "rainha dos bolos" na segunda fase de "A Dona do Pedaço" - Globo/Victor Pollak
Juliana Paes vira "rainha dos bolos" na segunda fase de "A Dona do Pedaço" Imagem: Globo/Victor Pollak

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

27/05/2019 04h00

A primeira fase de "A Dona do Pedaço" foi marcada por tiro, porrada e bomba --e isso não é força de expressão. Os primeiros capítulos da nova novela das 21h mostraram os conflitos entre as famílias Matheus e Ramirez, que resultaram em diversas mortes. Mas tudo muda a partir do capítulo de hoje, que marca a virada de fase da trama. Saem as armas, entram os bolos.

Vinte anos depois, Maria da Paz não apenas faz sucesso vendendo seus bolos, mas consegue construir um verdadeiro império, e se torna uma empresária de sucesso no ramo das guloseimas, deixando o passado de tragédias para trás.

Para chegar lá, sua intérprete, Juliana Paes, teve ajuda de uma especialista no assunto. A confeiteira Maria de Lourdes Lazaro ensinou à atriz técnicas para se tornar uma verdadeira candidata ao "MasterChef".

"Eu sabia fazer um bolo simples. Quando eu era criança, em São Gonçalo (RJ), aprendi a cozinhar com a minha avó e com a mãe", conta ao UOL a atriz, que na trama também toma gosto pela cozinha na infância, pelas mãos da avó Dulce (Fernanda Montenegro).

Maria da Paz irá abrir uma rede de lojas de bolos - Globo/Paulo Belote - Globo/Paulo Belote
Maria da Paz irá abrir uma rede de lojas de bolos
Imagem: Globo/Paulo Belote
Em seu "intensivão" para viver a boleira, Juliana aprendeu uma série de receitas que desconhecia, mas diz que não ficou tensa com o desafio.

"Aprendi a fazer bolo de um jeito profissional. Tive que fazer bolo vulcão, brigadeiro, torta de abacaxi, cupcake, a decorar, além de vários truques. Foi uma delícia de preparação".

Para a atriz, a maior dificuldade do processo foi cozinhar com cerca de 10 pessoas olhando --era o número de pessoas que compunham a equipe do workshop. No processo para se tornar a confeiteira, ela também aprendeu técnicas da cozinha profissional para fazer bonito no ar.

"Aprendi como quebrar ovo com uma mão só, a fazer bolo sem precisar untar com manteiga e farinha. Descobri que dá para untar com papel e que a gente pode colocar um creme de leite no brigadeiro para ganhar uma textura mais cremosa na boca... Enfim, algumas coisas interessantes", conta.

E será que Juliana conseguiria ensinar suas descobertas para outros que queiram replicar o sucesso dos "Bolos da Paz"? "Acho que o basicão, sim. O que não dá para ensinar é a paixão de quem cozinha em ver a transformação dos ingredientes, essa alquimia, e de ter o prazer de fazer para oferecer".

Na trama, Dulce ensinou à pequena neta Maria que o segredo de um bom bolo é o amor. Na vida real, Juliana aprendeu a fazer um bolo de banana -- nas palavras dela, o seu melhor --, e seu segredo é um pouco mais prático: "É um bolo de banana que leva farinha de rosca, simples fácil e delicioso!".

Na vida real, Juliana Paes diz que seu melhor bolo é o de banana - Globo/Estevam Avellar - Globo/Estevam Avellar
Na vida real, Juliana Paes diz que seu melhor bolo é o de banana
Imagem: Globo/Estevam Avellar