Críticas a Pequena Sereia negra são racistas, diz atriz mirim de Poliana
A escolha de Halle Bailey como protagonista do live-action de A Pequena Sereia, criticada por fãs da animação da Disney, agradou Duda Pimenta, atriz mirim de As Aventuras de Poliana. Na trama do SBT, ela interpreta Kessya, bolsista da escola Ruth Goulart que já sofreu racismo dos colegas. Na vida real, também foi discriminada.
Ao UOL, Duda admite que se sentiu representada ao saber que Ariel, ruiva na animação da Disney, será negra na versão em carne e osso. Ela rebate os ataques contra a nova Pequena Sereia.
"Eu achei que houve representatividade. Eu acho [as críticas] racistas, porque sereia não tem cor. Não tem nada a ver", opina a atriz, que sonha ser a Ariel brasileira: "Nossa, eu ia amar! Quem sabe um dia".
Sucesso
Duda Pimenta completou 13 anos no último dia 22, e hoje fará sua festa com muito samba em um buffet em São Caetano do Sul (Grande São Paulo). "Não fiz antes porque a agenda está muito corrida", explica.
A rotina cheia de compromissos reflete a atual boa fase da jovem atriz e cantora, que está em As Aventuras de Poliana, no programa O Zoo da Zu (Discovery) e na internet. Seu clipe mais acessado, Seu Cabelo, acumula mais de 12 milhões de visualizações.
Segundo Duda, o papel na novela e o clipe ajudaram a empoderar muitas meninas discriminadas pela cor ou pelo cabelo: "Recebi muitas mensagens falando que a novela está ajudando muito, o clipe ajudou, que as pessoas estão começando a se aceitar".
Preconceito
Antes de ostentar seu cabelo crespo e as longas madeixas cacheadas, Duda foi discriminada por outras colegas, como aconteceu com Kessya em As Aventuras de Poliana.
"Na escola onde eu estudava, uma menina sempre dizia que meu cabelo era ruim, e eu até alisava o meu cabelo. Minha família me ajudou e ainda ajuda. Minha mãe, minha avó e minhas tias conversaram comigo e falaram que sou bonita do jeito que sou, que meu cabelo é lindo naturalmente", lembra.
Em Poliana, Kessya ganhou um concurso para ser garota propaganda de um xampu, deixando com inveja as colegas de cabelo liso. O público comemorou a conquista como uma redenção da personagem após sofrer bullying e ataques preconceituosos. A cena também representa uma mudança na novela, que há um ano foi acusada de racismo.
"Depois do comercial que apareceu na novela, muita gente falou: 'Eu quero esse xampu para ficar com o cabelo igual ao seu', 'Seu cabelo é muito lindo', 'Eu não gosto do meu cabelo', 'Quero muito usar esse xampu para o meu cabelo ficar bonito'", conta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.